Naturalidade: Sapé – PB
Nascimento: 02 de junho de 1992
Atividades artístico – culturais: Ator, dançarino, músico, poeta e dramaturgo
Contato: (83) 99410 6684 / (83) 9301 1595
E-mail: areilton@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/areilton
Areilton Martins da Silva segue desde pequeno os passos de sua família, que é repleta de artistas. Com apenas 12 anos de idade, ele escreveu sua primeira peça teatral: “Um entre muitos”. Sensível e profunda, a narrativa fala sobre o encantamento provocado pelas drogas e as transformações que elas causam na vida das pessoas. O espetáculo foi apresentado em Recife (PE) e em cidades do interior da Paraíba.
Foi voluntário no Lar Fabiano de Cristo, onde trabalhou com o grupo de jovens, escrevendo, dirigindo, atuando e coreografando apresentações. Em entrevista, declarou que a dança foi a primeira arte que usou para se expressar.
Outra vertente de seu trabalho é o interesse pelas manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, o que o fez se vincular aos grupos “Contra Mestre Marivan” e “Orin Axé”, primeiro conjunto de música e dança afro-brasileira da Paraíba. Capoeira angola, afoxé, maculelê, e samba de roda são alguns dos estilos em que ele atua, além de danças regionais como xaxado, coco de roda e forró.
No ano de 2014, participou do Concurso Nacional de Novos Poetas “Poetize”, e do Projeto Cartoneras, da Biblioteca Nacional, sendo orientado por Evandro Rodrigues. Nesta oportunidade, o poeta apresentou seu livro “Poesia Marginal”.
O jovem artista já coleciona premiações na carreira. Em 2011, foi “Destaque”, em música e em 2014, “Destaque” em teatro, ambos os prêmios dados pelo Lar Fabiano de Cristo. No ano de 2015, recebeu as premiações de Melhor Diretor e de Melhor Espetáculo, no Festival de Teatro e Dança de Bayeux (PB).
Foi homenageado em concursos amadores de música e dança na cidade de Sapé (PB), onde desenvolve oficinas e trabalha como diretor artístico da Escola Municipal de Artes (EMA).
Areilton Martins é apaixonado pelo trabalho do poeta Augusto Dos Anjos, divulgando através do teatro as obras do famoso escritor paraibano e assim despertando nos jovens o gosto pela poesia.
No ano de 2016, durante a passagem da tocha olímpica pela cidade de Sapé, Areilton participou em dois momentos do trajeto, declamando poesias de Augusto dos Anjos e se apresentando junto com o Grupo “Boi Folia”, do Lar Fabiano de Cristo.
Possui também trabalhos como dramaturgo, e já apresentou seus espetáculos por diversos estados do Nordeste. Entre suas principais peças, estão: “Um entre muitos”, Portal do sol”, “As Ligas Camponesas”, “Cipó Caboclo”, “Seca”, “O Mais Estranho Eu”, “A Trágica História de Ramilete” (Adaptação de Hamlet, de William Shakespeare), “Um Casamento Suspeitoso” (Adaptação da obra de Ariano Suassuna), e “Negritude, Hoje”.
Fontes:
Inventário/Entrevista/Rayssa/ParaíbaCriativa/AreiltonMartinsdaSilva
http://fatimasantossaladeleitura.blogspot.com.br/p/entrevista-com-areilton-martins.html?m=1