Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 1981
Formação: Graduada em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ).
Atividades artístico-culturais: Atriz, produtora, figurinista, bailarina de dança contemporânea, professora de interpretação e expressão corporal.
Facebook: https://web.facebook.com/millene.miasoares?fref=ts
Millene Ramalho nasceu e cresceu numa família de artistas. Entre eles, a cantora Elba Ramalho, de quem ela é sobrinha. Apesar dessa influência cultural, a jovem tinha dúvidas sobre qual carreira deveria seguir, o que a fez estudar Direito durante dois anos, e Marketing, por um ano.
A atriz declarou que sua maior inspiração para ingressar no meio artístico foi seu avô, o músico João Nunes. “Tive uma orientação educacional um tanto firme e vejo o quanto foi importante que tenha sido assim, mas venho de uma família de artistas e sentia necessidade de fazer algo ligado a criação”, contou ela.
Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou Artes Cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Millene, que desde criança gostava de criar suas próprias roupas, contou que após freqüentar a instituição, foi convidada para fazer figurinos de três espetáculos teatrais.
A artista ingressou no teatro para superar a timidez, estreando nos palcos em 2001, com a peça “A Metamorfose”. Entre seus trabalhos teatrais, estão: “O Santo Inquérito” (2002), “A mais bella história de Amor” (2004), “Caos” (2005), “A fabulosa corrida de Virgulino Lebre e Mestre Tratarugo” (2008), “Agreste Malvarosa” (2010), e “Lisbela e o Prisioneiro, o Musical” (2015).
Na TV, atuou nas novelas “Da Cor do Pecado” (2004) e “Belíssima” (2006), nas minisséries “A Pedra do Reino” (2007), e “Afinal, o Que Querem as Mulheres?” (2010), e na novela “Cheias de Charme” (2012).
Em 2006, embarcou para Paris, na intenção de cursar interpretação e canto lírico na Universidade de Sorbonne. Seis meses depois, foi chamada para atuar na minissérie “A Pedra do Reino”, da TV Globo. O convite foi feito pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.
De volta ao Brasil, ela interpretou a personagem Margarida, uma jovem pura e recatada da alta sociedade da cidade de Taperoá (PB). Sobre o convite para voltar a atuar no país, a artista declarou: “A Globo tinha meu cadastro e Luiz Fernando Carvalho viu meu vídeo e me chamou. Fui pega de surpresa, pois me preparava para entrar ingressar na Sorbonne. Em uma semana estava na imensidão do Sertão”, disse ela.
A intérprete de Margarida ficou durante quase duas horas em um molde de gesso para que a equipe de arte da minissérie desenvolvesse um corpete adaptado à maquina de escrever que a personagem carregava junto ao corpo. O figurino pesava sete quilos e meio.
Em 2010, Millene e o autor Newton Moreno se encontraram e surgiu a ideia de montar a peça “Agreste Malvorosa”, que abordava questões sobre sexualidade e gênero. Na trama, ela fez par com Rosana Barros, interpretando o casal Etevaldo e Maria.
O espetáculo foi considerado pela Revista Veja, em 2010, como a melhor peça em cartaz no Rio de Janeiro, e ganhou também o Prêmio Porto Alegre em Cena (2011), Prêmio Caxias em Cena (2011), Prêmio Funarte Myriam Muniz (2012), e Prêmio Caixa Cultural Curitiba (2012).
Millene Ramalho declarou sentir falta de sua terra natal, a cidade de Campina Grande (PB): “Apesar de morar há quase 10 anos no Rio e no exterior, tenho saudade e vontade de voltar à terra onde nasci. Lá vejo mais meus valores e na época do São João relembro as noites em que minha família fazia uma grande fogueira no portão de casa e ficávamos à noite, contando casos, histórias e cantando”, relembrou a atriz.
Fontes:
http://oglobo.globo.com/cultura/saiba-quem-quem-em-pedra-do-reino-4184425
http://agrestemalvorosa.blogspot.com.br/2010/11/agreste-malvorosa-elizabeth-f.html
https://www.blogger.com/profile/03184754230134279110
https://pt.wikipedia.org/wiki/Millene_Ramalho
http://dicionario.sensagent.com/Millene%20Ramalho/pt-pt/
http://www.museudatv.com.br/biografias/Millene%20Ramalho.htm
http://portfoliodeatores.blogspot.com.br/2012/09/millene-ramalho.html