O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/11/2016

Servílio de Holanda

Ator reconhecido no país por suas participações na peça Vau da Sarapalha, no filme Abril Despedaçado e no curta Entre Paredes. O artista ganhou prêmios nacionais e internacionais.
Data de publicação: novembro 23, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 31 de março de 1976

Atividade artístico-cultural: Ator

Facebook: https://www.facebook.com/servilio.deholanda

Filmografia: Baile Perfumado (1997), São Gerônimo (1998), O Primeiro Dia (2000), Abril Despedaçado (2001), A Canga (2001), Corpos Porcos (2004), Entre Paredes (2005), Os Desvalidos (2005), Deserto Feliz (2007), Besouro (2009), O Matador De Ratos (2013), Sangue Azul (2014), Ratos (2015).

Televisão: A Pedra do Reino (2007)

Servílio de Holanda se tornou conhecido no país por suas participações na peça “Vau da Sarapalha” do diretor Luiz Carlos Vasconcelos, e no filme “Abril Despedaçado”, de Walter Salles, no qual atuou ao lado de Rodrigo Santoro. Iniciou sua carreira nos anos 1990 no grupo de teatro do SESC, em João Pessoa.

Através de sua atuação com o personagem do cachorro Jiló no espetáculo “Vau da Sarapalha”, uma adaptação do conto de Guimarães Rosa, Servílio teve seu talento reconhecido. A peça foi sucesso de público tanto no Brasil como no exterior. Em 1992, o espetáculo rendeu ao artista o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Teatro de São José do Rio Preto, em São Paulo e em 1993, o de Melhor Ator no Festival Ibero Americano de Teatro de Cádiz, na Colômbia.

Servílio atuou no monólogo “O Crepúsculo de Van Gogh”, com direção de Elisa Tolledo Tood. Em 2002, se apresentou junto com Matheus Nachtergaele na peça “Woyzeck: O Brasileiro”, com direção de Michele Forjaz. No ano de 2003, participou da série Pocket Opera, com o espetáculo “Porti-Nari: A Ópera”, que ficou em cartaz no SESC São Paulo, sob a direção de Luiz Carlos Vasconcelos.

Em 2005, Servílio de Holanda recebeu sete prêmios pela sua brilhante atuação no curta “Entre Paredes”, de Erick Laurence, sendo eles seis Kikitos no Festival de Cinema de Gramado e o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Recife, em Pernambuco.

No ano de 2006, foi homenageado pelo SESC de João Pessoa. As constantes convocações de Servílio de Holanda para participar de filmagens em diferentes pontos do país motivou a escolha do ator como destaque do Projeto Aldeia SESC da Cena Comunitária.

Em 2007, interpretou o papel de Silvestre na microssérie “A Pedra do Reino”, baseada na obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, exibida pela Rede Globo.

É integrante e professor permanente da Escola de Teatro Piollin. Trabalha também ministrando aulas de Barbearia na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fontes:

http://www.cineplayers.com/perfil/servilio-de-holanda/22913

http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=353

http://www.clicknoticia.com.br/default.asp?not_codigo=807

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *