Município: João Pessoa – PB
Localização: Ladeira São Francisco, nº 16 – Centro
Ano de construção: 1910
O prédio da Faculdade de Ciências Médicas foi sede do Colégio Marista Pio X até o ano de 1958. Quando desocupado, passou a funcionar em suas instalações o Colégio Arquidiocesano Pio XII, até 2004. No ano seguinte, o espaço de responsabilidade da Arquidiocese da Paraíba, foi arrendado pela direção da faculdade e transformado em anexo do centro de ensino médico.
Fundado em 1910, sua estrutura apesar de resultante de obra de reforma e ampliação, constituiu o estágio inicial do processo de transformação da arquitetura da cidade. Ocupou o lugar de construção modesta de aparência colonial, que dava um ar antiquado e incompatível com a modernidade que se buscava na época. O prédio também serviu de residência para o bispo daquele período, até a criação do Palácio Episcopal.
O Colégio Marista Pio XII, durante as primeiras quatro décadas, foi considerado uma das melhores e mais conceituadas instituições da rede particular de ensino da Paraíba. O nome da escola foi uma homenagem ao Papa Pio XII, falecido no ano de 1958. Na época, o instituto apenas formava estudantes do sexo masculino. Só no ano de 1969, após insistências dos pais de alunos, a escola resolveu aceitar as meninas.
Em 1970, o colégio estava no auge do seu desenvolvimento e se destacou bastante com a criação dos departamentos de música, educação física, banda marcial, grupo folclórico, centro cívico e formação religiosa.
No ano de 2005, para abrigar a Faculdade de Ciências Médicas, o prédio passou por uma extensa reforma com o objetivo de recuperar e conservar sua estrutura secular. No anexo funcionam os cursos de Enfermagem e Farmácia com salas de aula amplas e climatizadas, auditório, área de lazer, laboratórios amplamente equipados, estacionamento e cantina.
Fontes:
http://www.cienciasmedicas.com.br/institucional/sobre-a-faculdade/campus-ii
http://www.agorapb.com.br/2013/07/alunos-e-professores-do-pio-xii-de-joao.html