Naturalidade: Porto Alegre – RS / Radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 14 de setembro de 1960
Formação: Graduado em Música (1987) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Coreografia (1989) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Artes (1997) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Estudos de Dança (2005) pela Universidade de Surrey na Inglaterra.
Atividades artístico-culturais: Ator, bailarino, coreógrafo, diretor de dança e editor de vídeo.
Atividades exercício-profissional: Professor de teatro e dança.
Contato: (83) 9 8842-3467
E-mail: guilherme.schulze@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/guilherme.schulze
Prêmios: 2º Lugar na Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba (1992) com a Coreografia “Verão”; 2º Lugar na Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba (1997), com a Coreografia “Homem”; Melhor Bailarino na VII Mostra Estadual de Teatro e Dança (1998), com o Espetáculo “Sai do Meio” e 2º Lugar na Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba com a Coreografia “Sai Do Meio” (1998).
Guilherme Barbosa Schulze é reconhecido nacionalmente por seus trabalhos nas Artes Cênicas, dirigindo e participando de diversos espetáculos apresentados no Brasil. Seu interesse pela dança surgiu enquanto ainda estudava música. Pouco tempo depois, aquela arte de expressão corporal se tornaria sua profissão.
Foi aluno de Oldimar Vieira Leite e Rosa Cagliani. Como pesquisador, desenvolve estudos nas áreas de corpo, performance, dança, vídeodança e teatro, com ênfase em processos de criação e análise do movimento. Desde 2001, orienta trabalhos sobre a relação da dança com as novas tecnologias, enfocando o uso do computador como ferramenta para o coreógrafo.
É professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde dá aulas no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) e no Mestrado Acadêmico em Artes Visuais, além dos cursos de teatro e dança em nível de graduação. Neles, ministra as disciplinas Técnica Básica do Movimento, Corpo e Movimento I e II, Experiências Sonoras Criativas e Recursos Tecnológicos para as Artes Cênicas.
Guilherme coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico), orientando trabalhos voltados para criação de interfaces entre dança e vídeo em conjunto com o uso das novas tecnologias, com base nas ideias de Rudolf Laban. Um desses trabalhos é desenvolvido pelo Grupo de Vídeodança ContemDança 2. Além disso, dirige o Projeto de Pesquisa da UFPB Dança em 2D: Dimensões Analíticas e Criativas.
No ano de 2009, dirigiu a performance “Um Chá com a Cantora Careca”, encenado por um grupo de alunos da pós-graduação em Artes Cênicas da UFPB. A montagem foi adaptada de um dos mais famosos textos do Teatro do Absurdo, escrito pelo dramaturgo Eugene Ionesco.
Em 2012, desenvolveu o espetáculo AXIAL, encenado pela Companhia de Dança Lunay, onde atuou como coreógrafo e bailarino. A performance teve como eixo central as danças afro-brasileiras que retratam a colheita do algodão, o corte da cana, a pesca e as danças dos Orixás, além de conter influência de ritmos nacionais como a capoeira, coco de roda, maracatu, samba e jongo.
No mesmo ano, Guilherme Schulze dirigiu o musical “Estórias”, que encenou alguns contos da tradição oral nordestina. A obra foi baseada em um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da UFPB.
Em 2016, escreveu “O Circo dos Feijões Mágicos”, em parceria com Valeska Picado. O espetáculo teve como tema o conto infantil João e o Pé de Feijão. A peça foi apresentada pelo Grupo de Teatro Engenho Imaginário.
Fontes:
http://www.escavador.com/sobre/3482108/guilherme-barbosa-schulze
http://projetandotribalbrasil.blogspot.com.br/2012/09/axial-novo-espetaculo-da-lunay.html
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730501T9
http://www.ufpb.br/content/ufpb-disponibilizará-museu-de-cultura-popular-na-internet
http://aerithtribalfusion.blogspot.com.br/2014/02-guilherme-schulze.html?m=1