O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/12/2016

Jacaraú

Microrregião do Litoral Norte Paraibano. A cidade é conhecida como a Terra da Castanha e do Mel. O lugar foi ocupado por tropeiros, transformado em lugarejo até ser fundado o município.
Data de publicação: dezembro 29, 2016

Localização: Microrregião do Litoral Norte Paraibano

Limites geográficos municipais: Mamanguape, Curral de Cima, Pedro Régis e Caiçara.

Distância da capital João Pessoa: 96 km

Área territorial: 253.028 km²

População: 14.348 habitantes (IBGE 2016)

Gentílico: Jacarauense

Acesso a partir de João Pessoa: BR-101 / PB-071

Data de emancipação política: 2 de fevereiro de 1962

Altitude: 170 m

Vegetação: Floresta Subperenifólia

Clima: Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura média: 24 °C

Hidrografia: Bacias dos Rios Camaratuba e Curimataú. Banhado pelos Rios Pitomba, Pirari, da Pitanga, Ibitipuca, Tiriri e Camaratuba

Economia: Agricultura, com destaque para a castanha de cajú, apicultura, pecuária e comércio.

História do município:

A origem do município de Jacaraú é um mistério para os historiadores, mas pesquisas demonstram algumas possibilidades. Um estudo indica que os pioneiros viajavam até o local com o objetivo de buscar nas proximidades um fruto conhecido pelo nome indígena de “jaracatiá”, que era uma planta da família das caricáceas e do mamoeiro-do-mato, o que levou aquelas terras a serem chamadas de região de jaracatiá.

Como os mamoeiros foram extintos, a população decidiu que não havia mais necessidade de manter essa denominação, passando a se chamar, então, Jacaraú. A localidade também era conhecida como Vila do Jacaré, por conta da existência de uma lagoa no centro com uma grande quantidade desses répteis. De acordo com informações de antigos moradores, o nome também poderia ter sido dado pelos primeiros povoadores, que queriam desvincular da região quaisquer referências que lembrassem os povos indígenas.

O lugar era um ponto de descanso de tropeiros que vinham da cidade de Mamanguape, na Paraíba e Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. Os viajantes escolhiam o local como parada em função da boa qualidade da água da lagoa, que era a única fonte existente nos períodos secos.

Os primeiros responsáveis pela formação do núcleo populacional do município foram Joaquim Braz, Antônio Fernandes, Antônio Cané, Pedro Mandu, Luiz Tenório e Antônio Felipe dos Santos. A antiga pousada de tropeiros foi transformada num lugarejo e tomou a forma de um povoado, até chegar ao seu desenvolvimento atual.

Jacaraú originalmente pertencia ao distrito de Mamanguape, e passou à condição de cidade através da Lei nº 2604, sancionada em 30 de janeiro de 1961 pelo governador Pedro Gondim. O município foi administrado por um interventor no período de 2 de fevereiro de 1962 até 11 de novembro do mesmo ano. Seu primeiro prefeito constitucional foi Pedro Régis da Silva.

Atrativos turísticos e culturais: Terra da Castanha e do Mel.

Eventos turísticos: Festa de Emancipação Política, Melhor e Maior São João do Vale, Festa do Dia do Evangélico e Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Equipamentos culturais / turísticos: Igreja Matriz, Ginásio Lisboão, Praça Novo Milênio e Praça Orestes Lisboa.

Feriados municipais: Dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e Festa de Emancipação Política.

Fontes:

www.jacarau.pb.gov.br/historia/

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250730&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacara%C3%BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *