Os Indígenas Potiguara da Paraíba, assim como outras etnias utilizam as pinturas corporais para representar seus sentimentos de dor, afeto, respeito, entre outras expressões e comportamentos. Esses símbolos retratam a história e a cultura desse povo.
As tintas utilizadas pelos Potiguara no estado são produzidas pelos próprios indígenas, confeccionada com a flora encontrada no litoral norte paraibano. As cores que predominam são o preto, retirado da casca da árvore do jenipapo ou do próprio fruto ainda verde, e o vermelho extraído do urucum.
Para a produção da tinta do jenipapo são necessários oito dias de preparação. Durante esse período o líquido fica de molho. Com esse processo, a sua duração no corpo persiste de dez a quinze dias. Esse ritual de confecção da tintura é muito frequente entre as mulheres, pois são elas as principais responsáveis por pintar os indígenas para os grandes rituais.
Entre os desenhos aplicados na pele dos povos dessa etnia estão a “colmeia”, representando coletividade, união, interação, proteção espiritual e do grupo; a “resistência Potiguara”, figura que simboliza toda a sua história ao longo dos séculos; a “jiboia”, significando a força em defesa e demarcação do território; o “guarapirar”, que faz alusão a ameaça de extinção do belíssimo pássaro nativo da tribo; e a “folha da jurema”, a planta sagrada símbolo da espiritualidade, de energização e cuidado.
As pinturas corporais do povo Potiguara não são apenas tatuagens como pode se imaginar. Esses traços representam proteção espiritual e é uma marca da sua cultura. Além de presente nos corpos, também estão nas casas que habitam, em escolas, prédios de associações, organizações, igrejas católicas, entre outros locais.
Os símbolos das pinturas Potiguara são utilizados como logotipos do Programa de Educação Tutorial (PET), da Associação dos Universitários Potiguara (AUP), da Organização de Professores Indígenas Potiguaras (OJIP), da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e do Campus IV, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Rio Tinto.
Os índios Potiguara vivem nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, regiões do litoral norte da Paraíba. A etnia representa um grande exemplo de luta entre as populações indígenas do Nordeste brasileiro.
Fontes:
http://cacique43guaranybacoby.blogspot.com.br/2016/03/pintura-potiguara.html
https://indiospotiguaraparaibaemfoco.blogspot.com.br
http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4921_2796_ID.pdf