Município: Bayeux – PB
Criação: 10 de março de 2012
Regência: Júnior Caxias e Rannyere Sabiá
Contatos: (83) 9 8712-7286 / 9 8625-7571
Facebook: https://www.facebook.com/pg/BMDLaqueridinha
A Banda Marcial Delzuita Gomes foi formada com o surgimento do Projeto Mais Educação nos colégios da Paraíba. Seus 58 integrantes são alunos da Escola Estadual Engenheiro José D’Ávila Lins. O grupo recebe esse nome em homenagem a uma grande professora da cidade de Bayeux.
Na parte musical, os componentes são divididos em duas áreas de instrumentos. Nos metais há o trompete, trombone, tuba, bombardino, piccolo e flugelhorn. Na percussão o som fica a cargo dos pratos, bombos, caixas e tenores. A banda ainda conta com recursos para eventos como a pandeirola, ganzá, prato suspenso, entre outros.
Do lado da dança, o grupo tem os balizadores e um corpo performático que usa coreografias com acessórios e acrobacias. Há ainda o pavilhão de frente onde é levado o estandarte com o nome da banda e as bandeiras do Brasil, da Paraíba e da escola.
O repertório do grupo é bastante eclético, indo do erudito ao cancioneiro popular. As músicas escolhidas são tocadas de acordo com os eventos dos quais participam. O conjunto busca agradar a todo tipo de público.
A Banda Marcial Delzuita Gomes é dirigida por Júnior Caxias e pelo maestro e professor Rannyere Sabiá. Os ensaios do grupo são semanais. Nos períodos de apresentações em campeonatos, o treinamento é quase diário, incluindo os fins de semana.
O conjunto participa de desfiles cívicos de várias cidades, de encontros de bandas, campeonatos na Paraíba e em outros estados. Ainda se apresentam em inaugurações de obras de governos estaduais e municipais, além de concertos.
Em 2015 e 2016, a Banda Marcial Delzuita Gomes foi a vencedora da etapa Litoral da Copa de Bandas da Rede Estadual de Ensino, sendo campeã paraibana no último ano. Na mesma época, o conjunto ganhou o Campeonato de Bandas e Fanfarras da Paraíba na categoria Juvenil e conquistou a disputa do Norte-Nordeste.
O grupo acolhe alunos da rede estadual de ensino, promovendo lazer, educação e cultura para os jovens da localidade. O conjunto tem como objetivo dar visibilidade ao município de Bayeux e fazer com que volte a ser a cidade das bandas marciais.
Fonte:
Entrevista/Inventário/Paraíba/Criativa/Banda/Marcial/Delzuita/Gomes