Naturalidade: Recife – PE / Radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 29 de dezembro de 1972
Formação: Curso Técnico em Radialismo (2005) pelo Centro Universitário Senac; Graduação em Ciências Contábeis (1996) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Direito (2012) e Mestrado em Direito Tributário pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Mestrando em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Atividades artístico-culturais: Ator, locutor, produtor, apresentador, contador e esportista.
Sérgio Paiva Montenegro iniciou sua carreira artística aos 18 anos de idade quando sonhou com um roteiro e o batizou, junto com um amigo, de “Romeu e Julieta num Faroeste Caboclo”, fazendo alusão à música da banda Legião Urbana. “Foi um sucesso e decidimos ir de vez para o teatro”, contou o ator.
Em seguida, atuou no espetáculo “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna”, de Ariano Suassuna, com direção de Cláudio Barros. Foi chamado para fazer parte da Anarrieh Companhia de Teatro, onde ficou por cinco anos e encenou as peças “Quixote: O Hilariante e Venturoso Sonho”, de Carlos Dowling e “A Estupidez do Quarto”, de Vinícius Rodrigues, com direção de Makários Maia, ambos premiados em festivais teatrais.
O paraibano formou um grupo circense chamado Trupe do Senhor, que se apresentava em asilos, orfanatos e encontros de jovens, onde montou vários espetáculos. Encenou a peça “A Parábola do Bom Samaritano”, realizada toda em mímica através de seu trabalho como palhaço. A obra lhe rendeu a indicação como melhor ator e artista revelação, em 1993. No ano de 2000, integrou o elenco do filme “A Sintomática Narrativa de Constantino”, de Carlos Dowling.
Em 2002, foi o vencedor da terceira edição do reality show Casa dos Artistas do SBT. Sérgio entrou no programa como fã da personal trainer Solange Frazão. O ator conquistou o país com seu carisma e talento. Ganhou do programa R$ 400 mil.
No ano de 2004, em São Paulo, trabalhou no espetáculo “Non é Vero: È Veríssimo”, montado a partir de crônicas de Luis Fernando Verissimo, com direção de Imara Reis. O artista fez participações em circos como ator-comediante e montou as peças “Debaixo da Ponte” e “Papai Papudo Contra o Lobo Mau”, na direção de Gibe, cuja temporada terminou em 2005. Com “A Pequena Sereia”, se apresentou em 2006. Ao todo chegou a atuar em mais de 20 obras amadoras e 10 profissionais.
Antes de ganhar projeção na mídia nacional, Sérgio Montenegro morava no Cabo Branco, em João Pessoa, onde desejava ser advogado. Concursado do Banco do Brasil, trabalhou dez anos na empresa. Chegou a cursar Economia e formou-se em Ciências Contábeis. Depois acabou ingressando na carreira de ator.
Outra de suas paixões é o esporte. O paraibano integrou a Seleção Brasileira Amadora de Triathlon, entre 2000 e 2001, participando dos pan-americanos do México e dos Estados Unidos. Em 2002, foi campeão brasileiro de Aquathlon na categoria. No ano de 2006, foi novamente convocado e participou das disputas em Brasília.
De 2008 a 2014, trabalhou na TV Master de João Pessoa, onde foi diretor artístico e apresentou os programas Jogada de Mestre e Vanguarda. Naquele último ano, passou a integrar a equipe da TV Correio, atuando como comentarista esportivo do Jornal da Correio, além de ser repórter do quadro “Desafio Espetacular” no semanal Correio Espetacular.
Fontes:
http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2008/vereador/29121972-serginho-montenegro.jhtm
http://www.escavador.com/pessoas/6543713
http://www.terra.com.br/istoegente/157/reportagens/dono_do_dinheiro.htm