Município: João Pessoa – PB
Localização: Rua Feliciano Dourado, nº 639, Torre
Fundação: 30 de agosto de 1956
Fundadores: Severino Cândido, Maria Eugênia e Gilberto Souza
Número de componentes: 350
Facebook: https://www.facebook.com/malandrosdomorro
A Escola de Samba Malandros do Morro é uma das agremiações mais conhecidas e antigas do Carnaval pessoense. Nasceu através da iniciativa de Severino Cândido, Maria Eugênia e Gilberto Souza, que eram atentos às iniciativas cariocas de divulgação do samba e das questões da comunidade negra.
A princípio surgiu com o nome de Batutas do Samba, depois, mudado para Batutas do Ritmo e, três meses depois, Maria Eugênia rebatizou a escola como Malandros do Morro, como permanece até os dias atuais. A denominação mais recente se deu pelo fato dos membros não serem pontuais nos ensaios.
As cores iniciais foram azul e branco, em referência à Portela, agremiação do Rio de Janeiro. Após dois anos, as cores mudaram para verde e branco, em harmonia com os aspectos ecológicos do Bairro da Torre, da capital.
Participar da agremiação é como uma herança de família, como é o caso de Helton Sousa, responsável pela harmonia da escola, e o seu filho. “Estou fazendo parte da Malandros do Morro há alguns anos. Preservar e levar essa cultura é uma bagagem cultural que estou cultivando. Sou músico e aqui no grupo eu sou intérprete. Somos um conjunto e cada um tem uma função”, contou.
A Malandros do Morro já foi regida por uma média de 15 diretorias nomeadas ou eleitas. Em mais de meio século de existência, com o desfile passando a ser competitivo em 1961, conquistou 24 títulos no Carnaval Tradição de João Pessoa.
A agremiação desenvolve diversas ações sociais que envolvem a comunidade do Bairro da Torre, como bateria-show, escolinha de ritmistas, oficinas de arte e de samba com objetivo profissionalizante e encontros socioculturais com seus membros.
Desde o ano de 1996, o grupo trabalha com um conjunto de ritmistas composto pelos melhores membros da sua bateria. A partir do ano 2000, a escola passou a apostar numa linha de produção, criando o seu próprio Grupo de Carnaval, que a cada temporada trabalha com definições para os enredos.
Em 2015, a agremiação homenageou o saudoso comunicador brasileiro Chacrinha, em uma apresentação repleta de alegria e irreverência. No ano de 2016, veio mais uma conquista do título de campeã do Carnaval Tradição de João Pessoa. A Escola de Samba Malandros do Morro relembrou sua trajetória, apresentando o samba-enredo “Bodas de Diamante: Um Longa-Metragem de Uma Brilhante História”, produzido por Potyzinho Lucena e Polyana Resende. O desfile mostrou as diferentes fases já vividas pelo grupo carnavalesco.
Fontes:
http://paraibaja.com.br/chacrinha-e-tema-da-malandros-do-morro-para-o-desfile-do-carnaval-tradicao/