Município: João Pessoa – PB
Localização: Jaguaribe
Fundação: 5 de fevereiro de 1930
O Clube de Frevo Piratas do Jaguaribe é o mais antigo da capital paraibana. Fundado no ano de 1930 por um grupo de amigos, leva o nome do bairro onde nasceu. O grupo coleciona vários títulos no Carnaval Tradição de João Pessoa.
No início, a agremiação tinha nas alegorias e adereços apenas o preto e o branco e a sonoridade apresentada era do tipo pau e corda. Sua primeira sede ficava na Avenida Vera Cruz e depois foi transferida para a Rua Floriano Peixoto, no bairro de Jaguaribe.
Com o passar do tempo, o som evoluiu por conta da adesão de novos instrumentos e as cores também mudaram, passando a ser representado pelo preto, branco, vermelho e amarelo. Desde então, os componentes saem sempre fantasiados de pirata. Vários foliões também usam a caracterização tradicional e desfilam junto com o clube.
Integram a direção do grupo Edivaldo de Lacerda Lima, mais conhecido como Zumba, e Elias de Carvalho, entre outros participantes antigos.
Gildete da Silva, de 53 anos, é uma das passistas que fazem parte da agremiação há muitas décadas. “Desfilo desde 1977, todos os anos. Minha história com o Carnaval começou pelo meu avô, que era presidente de bloco, e transmitiu a paixão foliã ao meu pai, músico. Basta ouvir frevo, que me emociono”, contou.
O Clube de Frevo Piratas do Jaguaribe desenvolve atividades que visam valorizar a cultura e a arte do bairro pessoense. No repertório das apresentações, que acontecem durante o período carnavalesco, há espaço garantido para o ritmo frenético e para músicas tradicionais do cancioneiro popular.
Fontes:
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/corredor-cultural-deste-sabado-traz-a-orquestra-piratas-do-jaguaribe
http://fabiomozart.blogspot.com.br/2011/02/frevo-de-rua-ainda-sobrevive.html?m=1