O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/03/2017

Hilton Motta

Considerado um dos maiores radialistas da história da Paraíba. Reconhecido pela dicção perfeita, criatividade, eloquência e potencial comunicativo. Foi um fervoroso incentivador da cultura nordestina.
Data de publicação: março 6, 2017

Naturalidade Recife – PE / Radicou-se em Campina Grande – PB

Nascimento: 25 de maio de 1924 / Falecimento: 27 de maio de 1992

Atividade exercício-profissional: Radialista

Hilton Carneiro Motta nasceu em Pernambuco, mas foi criado na Paraíba. Viveu um curto período em Patos, no mesmo estado e alguns anos depois, passou a morar em Campina Grande, lugar onde eternizou sua história.

A dicção perfeita, a criatividade, eloquência e potencial comunicativo eram percebidas por todos, sendo considerado, ainda hoje, um dos maiores radialistas da história da Paraíba. Hilton Motta foi pioneiro na radiofonia campinense. Iniciou sua carreira ao trabalhar no serviço de alto-falantes da cidade, no sistema do amigo Jovelino Farias, mais conhecido como “O Gaúcho”.

O radialista participou da fundação da rádio Cariri AM e TV Borborema, juntamente com Assis Chateaubriand e associados, criando também a primeira rádio do cariri paraibano, a Serra Branca FM.

Em 21 de outubro de 1978, o filho adotivo da Rainha da Borborema presenteou a cidade com a Campina FM 93.1, tornando-se a primeira rádio modulada do Estado da Paraíba e a segunda de todo interior nordestino.

Em sua trajetória é lembrado como um incentivador fervoroso da cultura nordestina. Através de sua profissão mobilizou as primeiras quadrilhas de rua em Campina Grande, entre outras festividades locais.

A maneira simples e carismática com a qual o mestre da comunicação apresentava “A Voz de Campina Grande” já fazia parte da identidade do programa. A voz do radialista marcou a vida de muitos campinenses, seja com a contagem regressiva na passagem do ano, narrações esportivas ou enaltecendo eventos como o maior São João do Mundo e a extinta Micarande.

Hilton Motta faleceu aos 68 anos, no dia 27 de maio de 1992, em um grave acidente automobilístico. Um ano após a sua morte foi fundado “O Arraial Hilton Motta” em homenagem ao radialista.

A jornalista campinense Simone Duarte de Oliveira guarda boas lembranças do radialista. “Hilton Motta foi e continuará sendo, em nossas lembranças, um dos maiores nomes do rádio. Ele era um visionário. Mesmo o tendo conhecido poucos anos antes de sua morte, não há como não ter boas lembranças dele”, comentou.

A rádio Campina FM foi um dos sonhos que Hilton Motta concretizou. Depois de seu falecimento, os seus sete filhos, Hilton Motta Filho, Marilena, Eduardo, Marilúcia, Nixon, Marileide e Marilana decidiram levar seu legado adiante com a manutenção da rádio, recentemente modernizada com equipamentos de última geração.

Três dos herdeiros administram a rádio Campina FM em suas respectivas funções. Marilene é diretora, Marilana, ficou responsável pelo setor financeiro e Nixon Motta, é apresentador do programa “Noite dos Namorados” e administrador de vendas.

Em 2008, as jornalistas Sandra Medeiros e Fernanda Souza escreveram a biografia “Hilton Motta: A Voz de Campina Grande”. O livro se desenvolve em dez capítulos por meio da contagem regressiva, característica muito marcante na lembrança das pessoas que acompanharam a história do radialista.

A obra reúne vários depoimentos de pessoas que tiveram alguma proximidade ou relação com o emblemático Hilton Motta, além de informações sobre a vida pessoal do radialista e o relato de sua morte. Hilton Motta representa um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento da comunicação do estado.

Fontes:

https://www.facebook.com/nixon.motta/posts/10204837804368216

www.camara.gov.br/sileg/integras/518900.doc

Inventário/ParaíbaCriativa/Youtube/TVItararé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *