Município: João Pessoa – PB
Fundação: Março de 2010
Membros: Maestro Lucílio, Rodrigo Pereira, Marie Claire Heinis, Lucas Daniel, Francismar Caju, Geo Moura, Geraldo Junior, Nívea Maria, Katiusca Lamara, Saulo Bahia, Ely Porto, Benni Enderson e Marcos Júnior.
Produção: Sidônio Cavalcanti e Marisa Leal
Contatos: 9 8877-6773/ 9 9928-6132
E-mail: sidoniocavalcanti@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/orquestrasanfonicabn
A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste foi fundada a partir de uma oficina de acordeon ofertada pela Associação Balaio Nordeste e a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) em março de 2010. As turmas formadas pelo curso foram apresentando-se ao longo dos anos e se consolidando como grupo musical.
O projeto surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e também como uma alternativa ao mercado de trabalho para os músicos acordeonistas. É um projeto que começou com arte-educação e hoje difunde a cultura paraibana por onde se apresenta.
Com diversas modificações em sua formação desde seu início, foi em janeiro de 2012, após a entrada do maestro Lucílio, que a Orquestra adquiriu identidade. Desde então, vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina, com arranjos próprios e produção musical feita pelo próprio maestro.
O grupo se inspira em produções de personalidades da música nordestina e brasileira, tais como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros. Com isso, em 2014, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste lançou seu primeiro trabalho em DVD, fruto de um concerto gravado no Lajedo de Pai Mateus, no município de Cabaceiras, no Cariri Paraibano. Nesse trabalho, há participações especiais dos músicos Pinto do Acordeom, Luizinho Calixto, Beto Brito, Biliu de Campina e Sandra Belê. A obra foi lançada em uma cerimônia aberta na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Posteriormente, em 2015, o grupo se inscreveu para participar de um festival de música na França, conseguindo apresentar para o mundo a cultura e musicalidade do Nordeste. No repertório estavam presente o forró, xote, baião, coco, ciranda e o frevo.
No ano de 2016, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste foi mais uma vez chamada para se apresentar na França, em Illkirch-Graffenstaden, onde acontece o festival, só que dessa vez como convidada de honra.
Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste vem fazendo apresentações na Paraíba, participando de projetos que fomentam a música regional e produzindo composições musicais em parcerias para trabalhos posteriores.
Fontes: