Curta Coremas
Município: Coremas-PB
1ª edição: 2011
Mês de realização do evento: Julho
Estilo do evento: Audiovisual
Facebook: https://www.facebook.com/CurtaCoremas/
Instagram: https://www.instagram.com/curtacoremas/
É um Festival de Cinema realizado na cidade de Coremas, alto Sertão da Paraíba, que exibe filmes de curta-metragem de todo o Brasil. O evento tem como proposta democratizar a produção cinematográfica brasileira junto a população de Coremas e regiões circunvizinhas, através de apresentações, oficinas, exibições e fóruns gratuitos, contribuindo para formação social, a fim de impulsionar a produção artístico-cultural da cidade – além de atrair o turismo e aquecer a economia local.
O festival ocorre oficialmente durante 4 dias do mês de julho, todos os anos desde 2011, reunindo realizadores e agentes culturais de várias partes do país. Entre os objetivos sociais estão o estímulo ao surgimento de novos produtores audiovisuais, artistas e também novos festivais, gerando uma rede de cultura audiovisual.
Todas as atividades da programação do festival são gratuitas e tem como proposta a integração com público local. A partir da edição de 2016, as exibições dos filmes tem acontecido em local aberto, ao ar livre, ao invés de num espaço fechado, o que facilitou o acesso da população e é um estímulo maior à formação de público.
A programação do Festival se divide em quatro mostras competitivas: “Olhar Infantil”, com filmes com temática infanto-juvenil, “Rio Turbinas”, de filmes curtos, com duração de até 5 minutos, “Panorama Brasil”, de produções de outros estados e “Mãe D’água”, de curtas paraibanos.
Idealizado e coordenado por Kennel Rógis, cineasta natural de Coremas, o festival acontece majoritariamente com apoios locais, sendo o patrocínio um processo complicado. O festival foi habilitado pelo Ministério da Cultura a captar recursos através da Lei Ruanet, via isenção fiscal, mas ainda assim tem sido pouco eficaz.
“Aprovamos pela (Lei) Ruanet, um projeto generoso, com música, cinema, oficinas. O nosso grande problema é achar a empresa que faça a dedução fiscal com a gente através da Ruanet”, explicou Kennel.
Sobre a organização do Festival, Kennel revelou enfrentar dificuldades de patrocínio, mas destacou que mobilizando esforços tem sido possível levar a iniciativa à frente.
“A gente tem um projeto grandioso que nunca consegue ser captado (em recursos) da forma que deveria ser captado. Isso é um pouco triste, mas mesmo assim conseguimos fazer o festival com o que os nossos patrocinadores nos dão, mesmo com limitações – e conseguimos fazer bem feito. A gente consegue fazer a cidade lotar, a economia gira, a cultura está na porta das pessoas, democrática e acessível, todo mundo pode participar”, pontuou.
Fontes: http://www.curtacoremas.com.br/
https://www.facebook.com/CurtaCoremas/
http://janela7.com/6o-curta-coremas-e-destaque-na-programacao-cultural-da-paraiba/
https://www.youtube.com/user/curtacoremas