Naturalidade: Pombal – PB
Nascimento: 21 de novembro de 1954
Atividades artístico-culturais: poeta, escritor e cordelista.
José de Sousa Dantas nasceu nno sítio São João, em Pombal – PB. Formado em engenharia civil pela UFPB em 1977, e com mestrado pela Escola de Engenharia de São Carlos – SP (1980), o engenheiro e poeta é autor de vários livros, com destaque para as obras “A História do meu Lugar”, “Nas águas da Poesia” e “Dias D’Versos” (estes dois últimos em coautoria com o poeta repentista Daudeth Bandeira).
Funcionário do Estado da Paraíba desde 1980, José Dantas já promoveu vários encontros de poetas e repentistas, em João Pessoa e Pombal. Sua aplaudida obra, além de constante em livros e antologias, também se encontra em sites culturais da internet, como o Usina de Letras.
E é nesse site que podemos encontrar um vasto trabalho produzido pelo poeta, incluindo artigos, cordéis, crônicas, eróticos, poesias, e etc. Um conteúdo que perpassa os anos e que continua sendo atualizado por Dantas, quase diariamente. Os conteúdos dos seus textos vão de histórias de sua vida até pensamentos do que ele acredita ser interessante para seus leitores, como textos reflexivos.
José de Sousa Dantas ainda conquistou o primeiro lugar com o poema “O Construtor da Poesia”, no VII Festival Sertanejo de Poesia (FESERP) – Prêmio Augusto dos Anjos, realizado em 18 de dezembro de 1999, em Aparecida, na Paraíba.
Em 2014 foi lançado mais um livro de Dantas com o poeta Daudeth Bandeira intitulado de “Atrativos Turísticos da Paraíba”. A obra reúne 365 versos contados em poesia, no estilo cordel, destacando as belezas e o potencial turístico da Paraíba, do litoral ao Sertão.
“O leitor vai ter a oportunidade de apreciar, e se deleitar, com os detalhes de cada verso, em cada estrofe, seguindo o roteiro natural e sequencial da riqueza e diversidade do potencial turístico do nosso Estado, em poesia”, explica José Dantas.
O livro destaca diversos parceiros, hotéis, restaurantes e a nossa cultura lembrando entre outros do nosso Jackson do Pandeiro. Tem praia, Centro Histórico, Vale dos Dinossauros e Areia Vermelha. Além de não se esquecer do forró pé de serra e do São João de Campina Grande, que atrai gente de todos os cantos.
Fontes:
http://cordelparaiba.blogspot.com.br/2010/05/cordelista-paraibano-jose-de-sousa.html
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=dantas
http://mostrandoaparaiba.com.br/livro-de-cordel-destaca-belezas-naturais-da-paraiba/
Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.
Uma resposta
Considero o poeta José de Sousa Dantas um gênio na poesia Cordelista.