O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/07/2017

Paloma Diniz

Quadrinista, desenhista e ilustradora
Data de publicação: julho 20, 2017

Naturalidade: Patos – PB, radicada em João Pessoa – PB

Nascimento: 1981

Atividades artístico-culturais: quadrinista, desenhista e ilustradora

 

Paloma Diniz apesar de ter nascido e morado no interior do estado, mais especificamente em Patos, atualmente vive e trabalha na capital, João Pessoa. Em 2007, se formou em licenciatura em Educação Artística (atual curso de Artes Visuais) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É especialista em desenho artístico, em animação e computação gráfica com modelagem digital. Atualmente estuda desenho clássico com base na Belas Artes.

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo e desenho em geral, nas técnicas grafite, lápis de cor, aquarela, nanquim com bico de pena, nanquim aguada, giz pastel seco, giz pastel oleoso, giz de cera, têmpera guache, acrílica, todas sobre papel. É conhecedora do desenho decorativo, geométrico e desenho naturativo orgânico.

“Aprender a desenhar é querer aprender e ter disciplina para isto. Todos desenharam na primeira infância. O que acontece é que à medida que ingressamos na escola, muitas de nós substituímos o desenho pela escrita (porque a escrita é mais eficiente para expressarmos nossas ideias, de nos comunicarmos). Isto ocorre entre os 7 e 10 anos de idade, e com o nosso senso crítico mais forte, quando não admitimos que precisamos melhorar (buscando aprender mais sobre desenho) ou decidimos não desenvolver o desenho (acreditamos que desenhamos ruim e/ou que não temos a capacidade de melhorar nosso traço) deixamos de desenhar, e/ou outras atividade para nós tornam-se mais interessantes do que desenhar. Comigo foi assim, comecei riscando as paredes de casa e os livros de minha mãe; deram para mim lápis e papel e eu nunca mais parei. Sempre busquei aprender o que não sabia para melhorar meu desenho, conhecer outros materiais… e hoje trabalho com desenho”, conta Paloma para o site Fique Ligado.

Paloma estudou por cinco anos a prática instrumental em instrumentos de sopro (clarineta em si bemol, flauta sopranino barroca). Afastou-se da música para dedicar-se à produção no cinema de animação analógico, animação 2D e animação com modelagem 3D. Trabalhou com maquetes eletrônicas edificadas no AutoCAD em 3D com ênfase em interior de ambientes e, em especial, em desenvolvimento de móveis, experiência adquirida nos três anos de trabalho, entre 2008 e 2011, na Sob Medida Oficina de Projetos Ltda.

Depois que saiu do seu emprego em marcenaria, entrou em contato com Januncio Neto, em janeiro de 2010, para saber se teria uma vaga de professora de desenho no Studio Made in PB e assim começou sua trajetória por lá. Começou primeiramente lecionando e pouco depois começou a fazer testes para agências e a montar seu próprio portfólio.

Desenhista de formação clássica, trabalhou freelancer como arte finalista para o mercado internacional de quadrinhos, atualmente, trabalha como ilustradora para o mercado nacional, na produção independente de HQs e fanzines. Na produção de HQs para o mercado de quadrinhos brasileiro, Paloma trabalha em todas as etapas, também como desenhista para capas de revistas, estampas de camisas e ilustração em geral.

Paloma ainda ensina técnicas de desenho e narrativa gráfica para HQs na VERT Oficina das Artes. É membro do Grupo de Pesquisa de Quadrinhos (PPGC/UFPB) e diretora da Associação Cultural Marca de Fantasia, ambos sob a coordenação e presidência de Henrique Magalhães.

Uma das realizações de Paloma na produção de quadrinhos se deu com a revista eletrônica Blue Hair, em parceria com Alberto Pessoa e Isaac Brito, na qual fez a colorização, os textos e balões. A revista foi editada pela editora independente República dos Quadrinhos, de Natal e pelo Estúdio Made in PB, de João Pessoa.

Paloma ainda mantém um blog e seu portfólio, disponíveis na internet para quem estiver mais interessado em seu trabalho.

 

Fontes:

https://palomanndiniz.com/tag/quadrinhos-paraibanos/

https://paraibaonline.com.br/espaco-hq-de-marco-integra-comemoracoes-do-mes-da-mulher/

http://www.memorialhqpb.org/autores/palomadiniz/palomadiniz.html

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vpTqg8tzcz8J:fiqueligado.com.br/noticias/4417/studio_made_in_pb_abre_as_portas_e_conversa_com_o_fique_ligado.html&num=1&hl=pt-BR&gl=br&strip=1&vwsrc=0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *