Naturalidade: Brejo da Cruz – PB
Nascimento: 1974
Atividades artístico-culturais: cantora, produtora cultural, violinista, compositora e poeta
Maria do Socorro Pereira, conhecida pelo nome de Socorro Lira, é filha da artesã Benedita Pereira e do comerciante José Cassimiro Neto, conhecido por Zé Lira. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), formou-se em Psicologia Social. Aos dezesseis anos, inicia-se ao violão como autodidata, vindo a estudar técnica violonística e introdução ao violão clássico no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Campina Grande (atual UFCG), com o Prof. Edilson Eulálio.
Criou o Projeto Memória Musical da Paraíba. Sob essa inspiração, trabalha com artistas e grupos de cultura popular naquele Estado, tendo registrado manifestações populares e publicado quatro CDs da série e um documentário. Em quinze anos de carreira independente lançou dez CDs, sendo sete autorais, um EP e um DVD.
Publicou os livros de poesia Aquarelar (edição da autora, 2007) e A Pena Secreta da Asa (Uka Editorial, 2015).
Em 2010, lançou o CD Cores do Atlântico na Espanha (Liraprocult/Pai Musica, 2010), no formato livro-disco, cuja edição brasileira foi lançada em 2016 pela Latus Editora. Em 2016, participa da coleção Brinco e Canto, da Editora Melhoramentos,
interpretando o CD Danças Brasileiras, no quarto volume da coleção. É criadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música.
Socorro Lira ganhou o Troféu Cata-vento de melhor música (Pata Humana Pata) de 2013, da Rádio Cultura FM – São Paulo – Programa Solano Ribeiro. Em 2012 recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora (categoria regional), sendo esta a mais importante premiação da música do país. Em 1998 foi contemplada com o Prêmio Europa 98 da “Associazione Senza Frontiere” para intercâmbio cultural, de Lentate Sul – Seveso, Itália.
Além de manter uma agenda regular de shows no Brasil, já se apresentou na Itália, França, Grécia, Espanha, Portugal; Moçambique, Gana; Argentina e Venezuela, em eventos coletivos e shows individuais.
FONTE:
Uma resposta
Admiro o trabalho de Socorro Lira. Ouvi virei fã ! Riquíssima poesia que toca fundo. Baião, forró, samba, reizado… Voz (en)cantadora, arranjos e equipe musical afinadíssima em amplo espectro.
Obrigado à Socorro Lira e à Paraíba por presentear e enriquecer ainda mais a cultura brasileira e o nosso “pomar” musical !
Abraço
Carlos Krauz
http://www.ckrauz.com