Naturalidade: Campina Grande – PB, radicada em São Paulo.
Nascimento: 14 de janeiro de 1982
Atividades artístico-culturais: cantora e compositora
Facebook: https://www.facebook.com/producaovaldonato/
Site: http://www.valdonato.com.br/
Val é vocalista e compositora, iniciou a carreira em 2010 e desde então vem se destacando no cenário musical paraibano e com sua banda ‘Os Cabeças’. Val, que gosta de música desde criança, tendo em vista os familiares que também são músicos, a exemplo de Sibélius Donato, pianista reconhecido no país inteiro, se diz influenciada totalmente pelo rock brasileiro dos anos 1980, além da MPB. Entretanto, nascida em Campina Grande, foi inevitável não ouvir o forró raiz, que inclusive gosta bastante também.
Apesar de sempre saber que seu lugar era na música, a decisão foi difícil de ser tomada devido à instabilidade financeira da profissão. Mas era uma vocação que ela não conseguiu fugir, tanto que abandonou o curso de Administração que fazia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, para seguir esse caminho.
Em seus mais de dez anos de carreira, Val, que já tem destaque no cenário paraibano, agora vive em São Paulo numa nova etapa de sua carreira. Já dividiu palco com grandes artistas nacionais, como Capital Inicial, O Rappa, Pouca Vogal, Oswaldo Montenegro, Adriana Calcanhoto, Leoni e outros. Além disso, Val Donato e sua banda, Os Cabeças, também se apresentaram em alguns festivais como a Virada Cultural Paulista e o Planeta Rock (São José do Rio Preto – SP). Em 2015, Val Donato conquistou o primeiro lugar e recebeu o prêmio de melhor vocalista no festival NIG Time 4 Music, maior festival de bandas independentes de São Paulo.
Em 2015, a cantora paraibana lançou seu primeiro álbum “Café Amargo”. Totalmente autoral, o CD traz 12 faixas de rock, alternando hard rock com baladas. E com destaque para a participação de Leoni na faixa ‘Cargas’ e as canções ‘Casos Noturnos’ e ‘Faca Amolada’ que fazem parte da trilha do longa de ficção ‘Tudo que Deus Criou’, filme de André Costa Pinto, primeiro longa paraibano a entrar em circuito nacional.
“Café Amargo” é um álbum com muita personalidade, produzido por Giordano Frag. Essa personalidade aparece forte na música “Pra Que Você Goste”, uma das favoritas do público pela malandragem no ritmo e qualidade poética. Outro destaque é o sucesso ‘Para mim, Você’, primeira música lançada pela cantora, em 2010.
Em 2016, Val lançou a música ‘Lágrimas de Crocodilo’, que fez com que a cantora retornasse para a Paraíba e cantasse a música em duas apresentações em João Pessoa. Já em 2017, a cantora lançou mais uma música chamada ‘Uno’, que foi lançada em uma apresentação na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa.
Gravada em Campina Grande em parceria com Giordano Frag, a canção fala sobre unidade que é a vida de todas as pessoas e das criaturas, com a natureza, o universo, e tudo o que há na existência. A música ressalta que nada existe sozinho e como toda ação modifica o universo de uma maneira ainda pouco conhecida ou entendida pela humanidade.
Para conferir o repertório de Val Donato é só dar seu canal no Youtube.
Fontes:
https://www.facebook.com/pg/producaovaldonato/about/?ref=page_internal