O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/08/2017

Alamiré

Projeto de música instrumental. O repertório é composto, em sua maioria por músicas autorais que carregam influências jazzísticas, africanas e brasileiras
Data de publicação: agosto 24, 2017

Naturalidade: João Pessoa- PB

Nascimento: 2010

Gênero Musical: música instrumental

Facebook: https://www.facebook.com/alamireoficial/

Telefone: (83) 98853-7189

E-mail: contatoalamire@gmail.com

 

Alamiré é um projeto iniciado em meados de 2010 pelos músicos, compositores e arranjadores Rudá Barreto e Uaná Barreto, sob influência direta do pai, o músico Adeildo Vieira. Apesar de muito jovens, Rudá e Uaná já acumulam larga experiência musical, inclusive com atividades profissionais no exterior, em projetos culturais realizados no Senegal e na Gâmbia, no continente africano. O repertório do grupo, composto em sua maioria por músicas autorais, passeia pela música instrumental com influências jazzísticas, africanas e brasileiras e também pelo universo da canção sempre com uma ênfase rítmica, característica marcante do grupo.

O grupo, também conhecido por ‘Pôr do Som’, é composta pelos irmãos Rudá Barreto (guitarra e vocais) e Uaná Barreto (piano e vocais), além de Titá Moura (voz e percussão), Ilder Santos (contrabaixo e vocais), Helinho Medeiros (sanfona, teclado e vocais) e o baterista Gilson Machado.

Ao longo dos anos, o grupo participou de diversos projetos, incluindo o Circuito das Praças; Mostra de Música do SESC, tendo músicas de autoria de Rudá e Uaná gravadas; o projeto Quintas Aumentadas, além de ter excursionado em turnê no Senegal, acompanhando a cantora paraibana Gláucia Lima e participado, em 2014, do projeto Intervalos Instrumentais, dividindo o palco com o trompetista baiano Joatan Nascimento.

Em 2016, iniciou o processo de gravação do seu primeiro álbum “A Pesar Com Tudo”, formado apenas de músicas autorais instrumentais, passeando também no universo da canção. As músicas que compõem esse álbum estão presentes nas apresentações que o grupo faz agora em 2017, além das músicas instrumentais: “Minas”, “Alameda dos Eucaliptos” e “Por Acaso”, também tocam as canções “Pra Ela, Alamiré” e “Cada um em seu Canto”, todas com uma ênfase ao ritmo e à vocalidade.

O grupo ainda publica alguns vídeos de suas músicas no seu canal no Youtube, para quem quiser dar uma olhada e checar o material produzido por eles.

Fontes:

https://www.facebook.com/pg/alamireoficial/about/?ref=page_internal

http://programapalcobrasil.blogspot.com.br/2016/04/banda-alamire-no-programa-palco-brasil.html

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/banda-por-do-som-leva-mpb-e-jazz-para-estacao-cabo-branco/

http://funesc.pb.gov.br/?p=2000

https://www.facebook.com/events/245716875852842/?ref=3&action_history=null

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *