O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/08/2017

Veruschka Guerra

Ilustradora com reconhecimento nacional e internacional. Em 2015, foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil pelo seu primeiro livro autoral " O Sonho de Karim".
Data de publicação: agosto 25, 2017

Naturalidade: João Pessoa

Nascimento: 28 de maio de 1974

Atividades artístico-culturais: ilustradora

 

Veruschka Guerra, ilustradora brasileira, desde a infância frequentou cursos em escolas e museus de arte, mas só mais tarde veio a se especializar em ilustração infantil na Fondazione Mostra Internazionale di Illustrazione per l’Infanzia Stepan Zavrel, na Itália. Em 2015 foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil pelo seu primeiro livro autoral ” O Sonho de Karim”.

Em entrevistas, a artista diz que desenhar sempre foi como respirar ou falar. Tanto é que a arte de desenhar era sua brincadeira favorita quando criança. E isso acontecia por meio de rabiscos nos cadernos da escola, nos papéis de sua mãe, nas paredes de casa. Até que seu pai criou um “muro para pintar” no quintal de casa, o que foi, na opinião de Veruschka, uma das lembranças mais felizes de sua infância.

Conforme cresceu, se interessou em aprimorar essa habilidade, por meio de cursos de desenho e pintura em escolas, museus e universidade.

Veruschka foi professora de pintura durante 12 anos e sempre teve o sonho de ilustrar livros. Em 2007, surgiu sua primeira oportunidade com um livro infantil da escritora Maria Valéria Rezende, entretanto só ingressou definitivamente na área de ilustração editorial em 2010 quando decidiu enviar portfólios para várias editoras nacionais.

Mas foi com a proposta de ilustrar o livro “A princesa, o pássaro e a sabedoria”, de Alexandre Carvalho que conseguiu entrar de vez no mercado editorial, visto que esse livro foi selecionado para o catálogo da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na Bologna Children’s Book Fair, na Itália.

Após a publicação deste livro, Veruschka se especializou na área de ilustração infantil na Fondazione Mostra Internazionale di Illustrazione per 1’Infazia Stepan Zavrel, em Sarmede, Itália. Essa fundação tinha como objetivo dar visibilidade à linguagem da ilustração, à sua importância e ao valor cultural do livro ilustrado – e ainda oferecia cursos de especialização para ilustradores do mundo inteiro; ela ficou durante três meses por lá. Ao voltar, muitas portas se abriram e aí sim a artista começou a se dedicar exclusivamente à ilustração de literatura infantil.

Em 2014, entrou para a agência internacional de ilustradores WendyLynn&Co e a partir daí começou a trabalhar também com editoras internacionais nos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul, além de se tornar membro da Society of Children’s Book Writers and Illustrators (SCBWI), organização internacional que visa ao desenvolvimento da qualidade da literatura infantil mundial.

No decorrer de todos esses anos, Veruschka acumulou um portfólio vasto que conta com ilustrações de livros infantis, juvenis e religiosos, dentre eles: O Problema do Pato, de Maria Valéria Rezende (2008); A Princesa, o Pássaro e a Sabedoria, de Alexandre Carvalho (2011); O Dia que Minha Avó Envelheceu, de Lucia Fidalgo (2013); Contos de Grimm, da Editora Paulus (2014); O pequeno príncipe, da Editora Santuário (2016); Quando mamãe adoeceu, da Editora Paulus (2017); A Arca de Noé, da Editora Santuário (2017), e outros.

Uma de suas grandes conquistas foi a indicação ao Prêmio Jabuti 2015 na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, com o seu primeiro livro autoral, “O sonho de Karim”. O Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Além disso, também teve diversos títulos publicados no exterior, a exemplo de “O dia em que minha avó envelheceu”, que foi publicado na Espanha, em 2014; “O Jardim da Senhora do Céu” e “Jesus, mensagens do filho de Deus”, ambos publicados pela Pauline Books and Media Publishing, em 2017.

Veruschka Guerra mantém um apanhado de todo seu material disponível em seu site, para quem tiver interesse em saber mais de seu trabalho.

 

Fontes:

http://livrodascores.blogspot.com.br/

http://www.a12.com/editora-santuario/noticias/detalhes/veruschka-guerra-lanca-livro-pela-editora-santuario

https://www.veruschkaguerra.com/bio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *