Município: Campina Grande – PB
Localização: Av. Marechal Floriano Peixoto, 825 – Centro
Contato: (83) 3310-6182
Inauguração: Ano de 1814
O prédio onde hoje funciona o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande foi à primeira cadeia da cidade, quando o município ainda se chamava Vila Nova da Rainha, sendo em seu pavimento superior a “Casa de Câmara”, ou Câmara Municipal, como hoje conhecemos.
Uma das três espadas presentes na bandeira oficial de Campina Grande representa a participação indireta na Confederação do Equador, quando no trajeto dos presos trazidos do Ceará, o Frei Caneca (um dos articuladores da revolução), ficou detido exatamente no prédio do Museu, no ano de 1824. Durante a Revolta de Quebra-Quilos, em 1874, teve suas dependências arrombadas pelos revoltosos liderados por Neco de Barros e Alexandre de Viveiros, destruindo documentos e libertando presos.
Em 13 de janeiro de 1896, foi inaugurada a Estação Telegráfica inicialmente denominada “Estação Telefônica”. A frase “Telegrapho Nacional” ainda hoje se encontra estampada no topo do prédio. No princípio dos anos 1980, na gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, o prédio foi recuperado para sediar o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, e no ano de 2006 passou por reforma e restauração.
O museu possui um rico acervo que traduz a história da cidade em fotos, gravuras, objetos, arquivo documental e literário, constituindo um importante espaço cultural. O acervo também conta com mais de 300 fotografias que contam a história da cidade. Estão disponíveis fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, ferramentas organizados cronologicamente para contar a história de Campina Grande.
Fonte:
http://paladardobrejo.blogspot.com.br/2013/05/fotos-de-campina-grande.html
https://martinsogaricgp.blogspot.com.br/2017/04/o-museu-historico-de-campina-grande.html
http://cgretalhos.blogspot.com.br/2010/03/construido-em-1814-tendo-iniciadas-as.html#.WacYG7KGPIV
http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?view=detalhes&id=442977