Naturalidade: João Pessoa – PB.
Formação: Jornalismo – UFPB
Atividade artístico-cultural: Fotógrafo e Diretor de fotografia de audiovisual
João Carlos Beltrão, nasceu em João Pessoa, cresceu em Alagoa grande, no brejo paraibano. Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde 1997 atua como técnico de audiovisual na instituição, no Campus I, na capital paraibana.
Em 2004, participa de seu primeiro filme “Alma”, como fotógrafo. Em sua trajetória profissional, João Carlos trabalhou com grandes diretores de fotografia como Walter Carvalho, Valdir de Pina, Jacques Cheuíche, Mauro Pinheiro Jr., Stephan Hess, Roberto Henkin, Jane Malaquias, Roberto Iuri, Paulo Jacinto, Lula Carvalho e Manuel Clemente, que serviram de referência para sua inserção nesse meio.
Como diretor de fotografia, João Carlos B. é responsável por filmes tais como: “Tudo que Deus Criou” de André da Costa Pinto, “Alma” de André Morais, “O Cão Sedento” de Bruno de Sales, “O Plano do Cachorro” de Arthur Lins e Ely Marques, “Cabaceiras” de Ana Bárbara Ramos; “O Terceiro Velho” de Marcus Vilar, “Aqui” de Torquato Joel, “Sanhauá” de Elinaldo Rodrigues, “ Ato Institucional” de Helton Paulino e de parte considerável da recente filmografia paraibana.
Em 2015, João Carlos Beltrão realiza a sua primeira exposição fotográfica no festival de audiovisual do Vale dos Dinossauros “FESTISSAURO”, onde foi o homenageado da edição. A sua exposição “Retiniando-me”, segundo propõe o próprio João Carlos, trata-se de “ Alguns frames. Eis os pedaços de uma vida”, a exposição foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Campus de Sousa.
Fontes:
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/joao-carlos-beltrao/#postTabs_ul_29577