O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/09/2017

Néctar do Groove

Grupo de música instumental que traz uma sonoridade que passeia por diversos estilos musicais, tendo sempre o jazz como pano de fundo. Trafega por ritmos e estilos diferentes como: baião, afrobeat, salsa, samba, jongo, funk entre outros.
Data de publicação: setembro 11, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Surgimento: 2006

Gênero Musical: instrumental

Facebook: https://www.facebook.com/Nectardogroove/

 

O grupo traz uma sonoridade que passeia por diversos estilos musicais tendo sempre o jazz como pano de fundo. Trafega por ritmos e estilos diferentes como: baião, afrobeat, salsa, samba, jongo, funk entre outros, fazendo de seus shows um espetáculo de improvisação e cores em forma de som.

Formado por músicos experientes o Néctar do Groove surgiu a partir de experimentações feitas pelo saxofonista suíço radicado no Brasil há mais de 18 anos, Stephan Tomas e pelos paraibanos Orlando de Freitas (baixo) e Victorama (bateria). A ordem era improvisar sobre temas de jazz e sempre fazer música instrumental. A aceitação do público foi imediata, resultando em uma temporada de quase dois anos em uma casa de shows em João Pessoa sempre com lotação esgotada.

Na busca por novas sonoridades foram convidados a integrar o grupo o percussionista Peter Büller e o Mestre da viola de dez cordas Cristiano Oliveira, que fincou uma nordestinidade ainda maior ao som do grupo e, por fim, foi convidado o produtor musical e guitarrista Marcelo Macedo para compor o sexteto.

Durante muito tempo, Néctar do Groove fez seu nome tocando em bares e restaurantes do meio underground pessoense – uma espécie de pequena revolução: nunca foi daquelas bandas que servem apenas de trilha sonora de pano de fundo para o bares e restaurantes, chamavam a atenção tocando jazz com viola de dez cordas e baião com saxofone. Naturalmente acabaram tocando em vários eventos alternativos da cidade.

Em 2011, foi lançado o primeiro álbum do grupo. Os sete temas de composição coletiva que transitam entre o jazz e a música tradicional paraibana foram gravados ao vivo em três dias de estúdio. “Rosa”, música do folclore nordestino, ganhou uma nova roupagem. Outras ideias foram colocadas como provocações e a banda as desenvolveu nas jams. “‘Terra’, por exemplo, surgiu de um sonho; levei para um ensaio e a gente a desenvolveu em conjunto”, explica Victor em entrevista ao site Álbum Itaú Cultural.

O sexteto agora está no processo de produção do segundo álbum com algumas alterações na formação e na proposta sonora. Orlando Freitas deu lugar a Thiago Sombra, e Marcelo Macedo, produtor do primeiro disco, também levou sua guitarra ao grupo. Enquanto o novo álbum não fica pronto, a banda segue fazendo shows com seu som instrumental pela capital paraibana.

Para ouvir o repertório do Néctar do Groove, é só acessar a página do sexteto no Soundcloud.

 

Fontes:

http://www.instrumentalsescbrasil.org.br/artistas/nectar-do-groove

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/09/nectar-do-groove-encerra-temporada-do-projeto-noites-sonoras-na-pb.html

https://www.last.fm/pt/music/N%C3%A9ctar+do+Groove/+wiki

http://albumitaucultural.org.br/notas/nectar-do-groove-antecipa-em-sp-seu-segundo-disco/

http://paraibasociety.com.br/funesc-apresenta-a-banda-nectar-do-groove-e-mark-rapp-eua-na-edicao-de-maio-do-projeto-musica-do-mundo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *