O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/10/2017

Meiofree

Banda de rock. que dialoga com estilos diversos: é crossover, é funk, é reggae, é samba, é jazz, é groovie do Brasil e também “bebe” no baião arrastado da Paraíba.
Data de publicação: outubro 2, 2017

Naturalidade: João Pessoa- PB

Surgimento: 2007

Gênero Musical: rock’n roll

Facebook: https://pt-br.facebook.com/Meiofree

Telefone: (83) 988036075

E-mail: cmeiofree@gmail.com

 

A Meiofree, banda de rock’n roll, surgiu em meados de 2007 e desde então vem propagando essa ideia que somos meio libertos e meio presos a diversas vivências que temos durante nossa vida. A banda, em meio às intempéries do cotidiano, da irreverência, do protesto e da poesia, surgiu com a proposta de versar sobre este sujeito cindido dos tempos atuais, o sujeito “meio free” que se divide entre as contas do fim do mês e a possibilidade de realização de seus sonhos.

A banda é de rock mas dialoga com estilos diversos: é crossover, é funk, é reggae, é samba, é jazz, é groovie do Brasil e também “bebe” no baião arrastado da Paraíba. O nome vem fazer alusão à ideia de que somos meio livres, meio presos, aos modelos que criamos e recriamos na nossa passagem e que nos guiam ao mesmo tempo em que nós os guiamos e nos reinventamos.

E esse conceito se encaixa também na sonoridade proposta pela banda. Eles querem explorar o que tem de mais certo: a inconstância, o incerto, a vontade de acertar misturada com o medo de errar. É o humano, o imperfeito que busca a perfeição ao mesmo tempo em que se diverte que o Meiofree quer nos apresentar através de suas ideias.

A Meiofree pretende criar, literalmente, um meio livre, onde o universo de possibilidades musicais possa ser explorado dentro de temáticas que abpordam uma visão de mundo e não, “A” visão. É composta por Pedro Faissal (guitarras e vozes), Gabriel Araújo (baixo), Victor Lustosa (guitarras) e Kleber Nascimento (bateria).

No repertório da Meiofree são encontradas influências do samba rock suingado de Jorge Benjor e do rock’n roll dos anos 90 do Nirvana e Sublime. A métrica da linguagem nordestina traduzida por Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga estão presentes também como influência do trabalho, além da estética regional e psicodélica trazida pelos representantes do movimento mangue beat dos anos 90 como Chico Science e o Mundo Livre S.A.

Em 2009, a banda consolida uma formação e lança seu primeiro disco independente, o “Globalizado só os tênis”, gravado ao vivo em estúdio. Em 2012, agora em formato power trio e mais experiente, lançaram seu segundo disco independente juntamente com o homônimo vídeo clipe, “Peso de Menino e Jeito de Homem”, chegando como semifinalista nacional do concurso “Vem pro Novo” da Caixa Econômica Federal. Em Abril de 2013, depois de um ano de experiência da banda com sua formação em São Paulo, o grupo lança seu terceiro trabalho independente, o “Pessoa Minha” e consolida a veiculação de seu vídeo clipe, Mundial, na MTV e suas subsidiarias como BRZ em todo país.

No repertório das apresentações, a banda já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Lobão, Cidade Negra, Ana Carolina, Biquíni Cavadão, além de integrar festivais importantes da cena local, colecionando inúmeras performances. Em seus shows costumam não só ter o repertório autoral da banda como também algumas releituras de Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Jimi Hendrix e Beatles.

Em novembro de 2015, a Meiofree lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado de “HalfLivre”, um anagrama irreverente com o nome da banda que tem a intenção de olhar através, sob uma nova perspectiva. De recriar unidade a um grupo que se reinventou ao longo de suas formações e assim, costurar e dar sentido a fragmentação de seus três álbuns. “HalfLivre” é um disco duplo composto por 14 faixas. Um deles apresenta 7 músicas inéditas que passeiam através de diversas temáticas como política, cotidiano, e sentido da vida. Já o outro disco resgata mais 7 faixas que são releituras das canções dos antigos álbuns da banda.

Para saber mais informações e ouvir todo o repertório da banda, basta acessar o site oficial ou a página deles no Soundcloud.

 

Fontes:

https://www.imusics.com/pedrofaissal

https://pt-br.facebook.com/pg/Meiofree/about/?ref=page_internal

http://paraibacultural.com.br/portal/peixe-de-abril-tras-as-bandas-paraibanas-meiofree-e-emboscada/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *