Naturalidade: João Pessoa- PB
Surgimento: 2005
Gênero Musical: rock psicodélico
Facebook: https://www.facebook.com/bandagauche/
E-mail: bandagauche@gmail.com
O Gauche faz um rock psicodélico com inspirações que começam no The Birds e vão até os Stones Roses, nos anos 1990, década que os músicos paraibanos viveram intensamente, passando por Pink Floyd (fase Syd Barrett), Echo & The Bunnyman, Secos & Molhados e Os Mutantes.
Tudo começou em 2003, quando o ex-integrante Pablo Giorggio foi apresentado ao atual tecladista, violonista e vocalista, Bruno Sergio. Deste encontro surgiu a ideia de formarem, juntamente com o atual baterista Paulo Victor, uma banda. As primeiras músicas trabalhadas foram compostas por Pablo e todas elas em inglês. Mas com o tempo, as músicas em português começaram a surgir espontaneamente, redefinindo a própria sonoridade e encaminhando-a a atual proposta (Folk-Rock e Psicodelia). Em meados de 2004, sai Pablo e entra Tom assumindo o baixo ao mesmo tempo em que Bruno Sergio ficava com o violão base e o vocal. A formação em trio finalmente foi alterada em 2005, com a adição de mais dois integrantes: Fábio (guitarra base) e Henrique (guitarra solo).
A palavra “gauche”, que dá nome à banda, tem origem francesa e se posiciona na literatura brasileira com o “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. A expressão, que significa literalmente “esquerdo”, mas ganha conotações de “deslocado”, “torto” e “desconfortável”, ajuda a nortear os ouvintes de Teatro de Serafins, seu primeiro CD. Mas antes desse, a banda lançou 3 EPs, “Teatro de Serafins” (2009), “Gauche” (2010), lançado durante a época em que a banda também se apresentaram no Grito Rock e na Conexão Nordeste, e “Seja onde For” (2012).
A formação atual da banda conta com Bruno Guimarães como vocalista, tecladista e guitarrista da banda; Berg Ferreira no baixo e nos backing vocals; Luís Venceslau na guitarra solo e Paulo Alvez na bateria. Juntos eles vêm mostrando um sotaque mais inglês que paraibano e um som mais anos 1960 que século XXI há mais de 10 anos.
O primeiro disco da Gauche foi lançado em 2014, com o mesmo nome do primeiro EP da banda, “Teatro de Serafins”. O disco teve financiamento do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba, o FIC Augusto dos Anjos, que contemplou a banda com a gravação do álbum completo. Embora haja referências a anjos nas letras, na capa e até no título do trabalho, o álbum não é um disco místico como muitos do gênero. “As letras trazem metáforas”, confessa Bruno em entrevista ao Jornal da Paraíba. “Isso vem do meu gosto pelos poetas simbolistas, como Augusto dos Anjos, Baudelaire e Rimbaud”, revela.
Para ouvir o álbum “Teatro de Serafins”e outras músicas do repertório da banda Gauche, é só acessar a página deles no Soundcloud.
Fontes:
http://www.overmundo.com.br/banco/folk-rock-e-psicodelia-e-que-define-a-banda-gauche
http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/138386_psicodelia-em-bom-portugues
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/bandas-tocam-nesta-sexta-em-tributo-ao-dia-mundial-do-rock/