Município: João Pessoa – PB
Endereço: Praça Venâncio Neiva – Centro
E-mail: pavilhaodocha@gmail.com
Fundação: julho de 1917
Projetada por : Pascoal Fiorillo
Horário de funcionamento administração: 8:00 às 17:00 horas.
Nos anais da sociedade brasileira de pesquisa histórica de 1989 existe a seguinte citação sobre a praça: (…) a praça Venâncio Neiva também ensejará instalação de um coreto, a 21 de julho de 1917, com bênção procedida pelo arcebispo Dom Adauto. Assegurando magnífica vista para os longes do rio Sanhauá, esse coreto, misto de estilos grego e renascença, possui especialidades, sendo uma delas passagem subterrânea, em forma de túnel, da rua para o interior da praça.
Situada ao lado do Palácio da Redenção, o local até 1905 era conhecida como Pátio do Palácio, passando a se chamar Praça da Independência. E em 1917 recebeu a denominação atual a obra de urbanização do local foi projetada pelo arquiteto Pascoal Fiorillo originalmente contava com jardins, um coreto, um rinque de patinação e uma fonte, que ao longo de sua existência foram sofrendo modificações como a demolição do rinque de patinação para erguer o pavilhão central, projetado pelo arquiteto Giusepe Gioia em arquitetura chinesa, ao serviço dos chás das cinco no estilo britânico. Logo, passou a chamar-se “Pavilhão do Chá” embora tenha o nome oficial de Venâncio Neiva.
Atualmente o espaço busca incentivar a arte, a cultura e o lazer no centro com programação acessível a todos os públicos, a revitalização foi realizada pela Secretaria de Planejamento (Seplan) na época foram investido mais de R$ 300 mil na obra que contemplou novas espécies vegetais, recuperação dos bancos existentes, conservação dos postes antigos, inserção de novos postes, manutenção e relocação dos telefones públicos e recuperação do busto Venâncio Neiva. No ano de 2017 foi entregue a obra transformando-se em um centro cultural, participou da programação do Anima Centro projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que visa intervenção cultural e revitalização de monumentos históricos dando vida ao centro histórico.
No local são oferecidas atividades como oficinas de pintura, exposições de fotografias, de artes, literatura e música de artistas locais, confraternizações e eventos beneficentes como “Chá Solidário”. A praça e o coreto são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) por meio do decreto nº 8.636, de 26 de Agosto de 1980.
As entidades interessadas em organizar seus eventos no Pavilhão do Chá devem procurar a administração, no próprio espaço, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00. Ou enviando e-mail para pavilhaodocha@gmail.com informando nome, telefone de contato, data do evento e detalhes sobre a organização do mesmo.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Ven%C3%A2ncio_Neiva
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coreto
http://www.memoriajoaopessoa.com.br/acervopatrimonial/103.pdf