Naturalidade: Sumé – PB.
Nascimento: 23 de março de 1961.
Atividades artístico-culturais: Artesão
Tipo de produção cultural ou trabalho manual: Artesanato.
Matéria prima utilizada: madeira, tinta, entre outros.
Locais de exposição: eventos municipais.
Espalhadas pelo quintal da casa de Bento Medeiros Gouveia, a madeira é aparentemente um entulho. No quarto ao fundo, o chão batido está salpicado de tintas. Envolta as aves reunidas estariam prontas para o voo se não fossem feitas de imburana, árvore típica da Caatinga nordestina. Na cidade do Cariri paraibano, Bento de Sumé fabrica arte.
Bento de Sumé, nasceu no município paraibano que lhe emprestou o nome, Sumé, a 250 Km da capital João Pessoa. Ele é um dos artistas paraibanos que vem ganhando cada vez mais destaque no campo da arte popular do Brasil. Da imburana, e através de um talhe rústico que lhe confere identidade e personalidade, Bento faz surgir belas esculturas de madeira. Seu estilo é marcado pela dureza da vida no sertão, convertida em uma assinatura inconfundível.
A obra de Bento de Sumé se divide entre bichos e santos. Onças, cavalos, bois, tatus, tejos são alguns destes bichos revelados pelo entalhe primitivo do artista. Já entre os seres divinos encontramos imagens de Nossa Senhora e dos santos mais populares da Igreja Católica, como São Francisco, São José e Santo Antonio. Católico, Bento se diz muito orgulhoso toda vez que recebe uma encomenda das igrejas.
Fontes:
http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/2011/01/b
https://www.catalogodasartes.com.br/artista/Bento%20Medeiros%20Gouveia%20-%20Bento%20de%20Sum%E9/
Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.