Naturalidade: Santa Luzia – PB.
Nascimento: 1958
Atividades artístico-culturais: Artesão
Tipo de produção cultural ou trabalho manual: Artesanato.
Matéria prima utilizada: Papel machê, tecido, cabaça etc.
Manuel Iremar Santana nasceu em 1958 no município de Santa Luzia, semiárido da Paraíba. Em 1972 mudou-se para João Pessoa-PB. Autodidata e movido por incansável curiosidade, ao longo de sua vida fez de tudo na área da decoração e cenografia: festas, quartos de crianças, estandes de exposições de artesanato e cenários para teatro.
Desde 2002 passou a dedicar-se quase exclusivamente à arte da confecção de bonecos de papel machê, na qual desenvolveu notória maestria. Utiliza frequentemente cabaças como base para a criação de palhaços, bailarinas, trapezistas, equilibristas e outros personagens do universo lírico do circo. Sua obra pode ser definida como arte popular urbana.
Para ele, a história do circo é fascinante. Sempre foi apaixonado pela grandiosidade e as mil histórias dos personagens, além de ter uma imensa vontade de ser do circo e de fugir com ele quando criança. “A figura do palhaço é maravilhosa, não é triste. Nas piores adversidades ri delas”, afirma
Produz peças decorativas como, palhaços, bonecas, arte sacra e figuras humanas. Segundo ele seu trabalho conta com muita cor e é harmonioso. Expõe em eventos municipais, estaduais a exemplo de, São Paulo, Recife, Minas Gerais e Bahia, e internacionais nos EUA e França.
Fontes: Entrevista com Babá Santana
Hélio Costa Costa: https://www.youtube.com/watch?v=rmpMi3BqYSE&t=43s