O bloco ‘Muriçocas do Miramar’, maior de João Pessoa e considerado o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, completa 33 anos esse ano. Fundado pela professora da UFPB, Vitória Lima, o bloco vai voltar às origens no Carnaval 2019, dando fim aos trios elétricos e ao desfile grandioso pela Avenida Epitácio Pessoa.
A ordem da vez é frevo no Miramar, na famosa ‘quarta-feira de fogo’, próximo dia 27, com show da cantora Elba Ramalho em um palco montado no próprio bairro. O objetivo é valorizar suas origens, o bairro de nascedouro do bloco e frevo tradicional. Um dos argumentos para a decisão é repensar o conceito do bloco com a volta às origens, e também, o fim dos incentivos culturais por parte do governo federal.
A Diretoria do bloco enviou um comunicado à imprensa sobre a coletiva que irá explicar com mais detalhes a posição dos dirigentes.
Confira:
BLOCO MURIÇOCAS VOLTA ÀS ORIGENS E TROCA AVENIDA PELO MIRAMAR
A diretoria do bloco Muriçocas do Miramar, Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba, convoca a imprensa para entrevista coletiva, nesta segunda-feira (25), às 10h, no jardim da residência do Mestre Fuba, para anunciar mudanças na logística e roteiro do desfile da próxima ‘quarta-feira de fogo’, dia 27.
Os dirigentes anteciparam que o bloco resolveu se reinventar dentro da perspectiva de economia criativa, retomando suas origens no bairro do Miramar, ou seja, fazer um resgate de sua verdadeira identidade cultural, de sua essência e do seu lirismo, abrindo mão do modelo de bloco de arrasto por trios elétricos e, a partir deste ano, retomar à tradição das orquestras de frevo, grupos de maracatu, escolas de samba, junto com os foliões a percorrerem as ruas do bairro onde nasceu o bloco, além de shows com grandes atrações com palcos montados na Praça das Muriçocas.
Maiores detalhes serão divulgados na entrevista coletiva.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba