Gênero: Músicas étnicas afro-brasileiras
Músicos: Adeildo Vieira (voz, percussão e violão); Dennis Bulhões (bateria); Erivan Araújo (voz, guitarra e violão); Gláucia Lima (voz e percussão); Izzah Ribeiro (voz); Jorge Negão (contrabaixo); Rudá Barreto (guitarra); Soraia Bandeira (voz); Uaná Barreto (teclados); Vant Vaz (voz, dança e percussão).
Naturalidade: João Pessoa – PB, Senegal (África) e França.
Fundação: 2012
Contato: (83) 3021.8002 / 98672.7915
E-mail: contato@parahybolica.art.br
Facebook: https://www.facebook.com/Berimbaobab-Brasil-390890791059468/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCSQzcTL9LYItf17TpNqRxcA
O grupo musical Berimbaobab Brasil é composto por músicos e dançarinos que defendem o desenvolvimento e a união de diferentes culturas, sejam nacionais ou internacionais. O projeto surgiu em janeiro de 2012, no Senegal a partir da amizade entre artistas do Brasil, França e África. A parceria inicial contou com a participação da Paraíba representada por Adeildo Vieira e pelo Coletivo Tribo Ethnos, aliados aos artistas franceses Patrice Gomis, Samuel Demoliens e ao conjunto senegalês Peace Orchestra.
A banda tem o objetivo de realizar trocas de conhecimentos culturais e é mantida por meio de investimentos financeiros dos próprios integrantes, além de parcerias públicas e privadas. As apresentações possuem variadas expressões artísticas com base principalmente na música indígena, africana e latino-americana.
Intercâmbio cultural na França e Senegal
No ano de 2012, entre os meses de janeiro e fevereiro, surgiu o grupo artístico Berimbaobab Brasil marcado pela turnê que percorreu cinco cidades do Senegal, além da capital da Gâmbia, Banjnul. Entre os artistas participantes estavam: Adeildo Vieira, Ayleen Vant, Izzah Ribeiro, Lavínia Teixeira, Patrice Gomis, Peace Orchestra, Rudá Barreto, Samuel Demoliens, Vant Vaz, Vitor Rama.
Em novembro de 2013, representantes do grupo marcaram presença no festival Du Sahel que ocorreu no deserto de Lompoul, localizado no Senegal.
Em agosto de 2018, Berimbaobab participou festival francês Le Nuits de La Poterie, ocorrido em regiões vizinhas à cidade de Lyon, França. Os membros brasileiros da banda que marcaram presença foram: Adeildo Vieira, Rudá Barreto e Gilson Machado.
Intercâmbio na Paraíba
Em 2014, o músico nigeriano Ìdòwú Akínrulí foi convidado a realizar uma residência artística em João Pessoa (PB), fevereiro.
No mês de março do ano de 2014, o compositor e cantor francês Patrice Gomis realizou quatro shows, na capital paraibana. Além disso, ele viajou para Pernambuco e para o interior da Paraíba.
A convite, o grupo senegalês Toll Bi realizou, no mês de novembro de 2014, quatro shows na Paraíba, em duas apresentações, houve a participação especial do Berimbaobad Brasil.
Em 2018, o cantor e compositor senegalês Umaro Ndyaie esteve presente em João Pessoa. Essa residência artística culminou com a realização de três shows na capital, um deles em homenagem a Semana da Consciência Negra, promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, no mês de novembro.
No ano de 2019, ocorreu a realização de uma série de shows intitulados Berimbaobab Brasil Rumo à França. Neste ano, a banda foi convidada para uma turnê na França. Essas performances foram realizadas na capital paraibana com o objetivo de arrecadar fundos destinados à viagem a fim de participarem do festival Les Nuits de La Poterie, em agosto.
Fontes:
https://www.facebook.com/Berimbaobab-Brasil-390890791059468/
Marcela Mayara