Local: João Pessoa
Ano de criação: 2009
Presidente: Ricardo Félix
Vice presidente e diretor teatral: Márcio de Paula
Facebook: https://www.facebook.com/Eusouflordomandacaru
Instagram: https://www.instagram.com/juninaflor/
A Quadrilha Junina Flor do Mandacaru teve seu início em 2009 no momento em que um grupo de amigos, que eram quadrilheiros, decidiram formar uma quadrilha no bairro de mandacaru, tendo desde sua fundação Ricardo Félix como presidente e Márcio de Paula como vice presidente, além de exercer a função de diretor teatral.
Com dez anos de formação, a Quadrilha flor do mandacaru hoje conta com um grupo de 80 bailarinos, uma banda com 10 pessoas e uma diretoria de 20. Sendo uma quadrilha que está em processo ascensão, está agora toma características de musicais, investido nas interpretações e concepções coreográficas sem perder a essência da dança junina e da cultura nordestina.
“Evoluímos desde concepção de figurino, como também a variedade de ritmos no espetáculo, os elementos cênicos além de passar por vários processos de construção e desconstrução”, comenta Everton Chagas, diretor artístico e dançarino da quadrilha .
No primeiro ano da junina, em 2010, apresentaram o primeiro espetáculo “A viola nordestina” sendo esta a primeira experiência concorrendo em concursos, o que os motivou a continuar o trabalho. Nos anos seguintes a Flor do Mandacaru teve como temática:
2011 – Festa no Céu
2012- Festa amor e devoção
2013 – Elba Ramalho
2014- O sertão que eu sempre quis
2015- Genival Lacerda
2016- A saga de um cangaceiro apaixonado
2017- O que te faz feliz de verdade
2018- A caravana mandacaru na saga da flor
Neste ano de 2019 a quadrilha traz o tema Marias da flor, com a proposta de levar ao público a essência da mulher em seus ofícios, sua fé entre outros fatores.
Fontes:
Entrevista com Everton Chagas
https://www.facebook.com/Eusouflordomandacaru