Município: João Pessoa – PB
Contato: (083) 98811- 2714
Instagram: https://instagram.com/fidelecobags?igshid=fvadgo12d49c
E-mail: palomamsfidelis@outlook.com
Paloma Maria Santos Fidelis da Silva, nascida e criada na cidade de João Pessoa, capital
paraibana, no dia 21 de fevereiro de 2000, é técnica em Controle Ambiental e formou-se no
ano de 2019, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa.
Atualmente cursa Design de Moda na UNIPÊ.
A Fidel ecobags foi criada no dia 3 de maio de 2019, inicialmente, objetivando levar a
consciência ambiental ao mundo da moda. Sua relação com a moda é hereditária, tanto sua
avó quanto sua mãe sempre trabalharam com costura, então a criadora da marca sempre
teve contato direto com tecidos, linhas e agulhas. Ao iniciar o curso de moda (ainda no
primeiro período), obteve muito contato com o empreendedorismo, desde aulas à
palestras. Desta forma, contribuindo assim para a Fidel com muita inspiração das marcas
locais de mulheres empreendedoras de sucesso a qual obteve contato.
Em João Pessoa, o mercado Slow Fashion (O slow não é um conceito que vai e vem. Na
moda, é um movimento sustentável, uma alternativa à produção em massa) está
totalmente em alta, se aproveitando disso, resolveu criar bolsas com design próprio, usando
tecidos em retalhos que estavam guardados há tempos, que acabaram obtendo utilidade,
sua mãe e sua irmã foram peças fundamentais para que a Fidel Ecobag virasse real.
Depois de todo o incentivo e ideias que a ajudaram a entender o que queria fazer, foi criada
uma conta no Instagram para divulgar a marca e assim começou a produção das peças que
foram criadas. Sempre tecidos em retalhos, visando reduzir os impactos ambientais que as
indústrias têxteis produzem, as sacolas são feitas com folhas de revista para entrega dos
produtos, evitando usar sacolas plásticas, contribuindo assim mais uma vez com o Meio
Ambiente.
A visão para o futuro da marca é levar a conscientização ambiental para seu público
consumidor sem deixar o estilo de lado, mesmo a marca estando no início já teve a
oportunidade de participar de feirinhas que apoiam os pequenos empreendedores. Dessa
forma, saindo do espaço virtual para expandir a ideia sustentável da marca para meios
físicos.
Fonte: Entrevista/ Paloma Fidelis
Bruna Tavares