Município: Cabedelo – PB
Origem: 1910
Descrição da expressão cultural: Dança de origem portuguesa com elementos cênicos e narração cantada
Contato: Tadeu Patrício (83) 8763 2843/ 8795.6702
Email: tadeupatricio@hotmail.com
A Nau Catarineta é uma dança de origem portuguesa datada do século XVI, mas que chegou ao Brasil apenas no século XVIII, a dança é caracterizada por contar histórias utilizando elementos da arte cênica e o canto, dando um ar teatral as apresentações, é considerada uma dança de expressão dramática com o enredo tragicômico, os seus personagens sempre são retratados como sendo a tripulação de uma embarcação portuguesa e unicamente composta de homens, os personagens são: o tenente-general, o capitão-patrão, o imediato, o piloto, o capitão-de-artilharia, o médico, o capelão, o contramestre, o gajeiro, o vassoura e o ração.
No Brasil, a dança ganhou nomenclaturas diferentes de acordo com a região na qual ela foi inserida, alguns desses nomes são: fandango, marujada, a barca, chegança e a nau catarineta. Por tanto, esta dança inspiradas nas sagas marítimas portuguesas foi adotada por diversas regiões do território nacional.
A cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba, tem um grupo da Nau Catarineta primariamente chamado de “A Barca de Cabedelo”, o grupo se diferencia dos outros em um aspecto, nele houve a implantação de uma personagem mulher, denominada de Saloia, sendo o único do Brasil que há uma mulher em sua formação, segundo o professor Tadeu Patrício, morador da cidade e agente cultural.
Existem três histórias sobre o surgimento do grupo, não havendo uma certeza sobre qual é a versão verdadeira.
– A primeira diz que a dança foi trazida à cidade em 1910 pelo português aposentado, o senhor Raimundo Gertrudes, depois o grupo se dividiu e formou-se outro que foi liderado por João de Tonha.
– A segunda versão é que a nau catarineta chegou em Cabedelo por linha férrea em 1910, este primeiro grupo sendo comandado por Basílio Costa, um funcionário da Great Western, uma concessionária inglesa.
– A última história conta que o primeiro grupo foi criado por um estivador, conhecido como João de Tonha e que o ato era chamado de “nau catita”.
Por mais que não haja um consenso sobre qual é a versão verídica da chamada desta tradição na cidade de Cabedelo, o site da prefeitura diz que o primeiro grupo a se apresentar ao público, foi coordenado por Basílio Costa. Desde 1998 a apresentação da Nau Catarineta em Cabedelo é coordenada por Tadeu Patrício.
O grupo faz apresentações em datas comemorativas, principalmente na fortaleza de Santa Catarina, lugar que concede uma ótima ambientação para os atos, o tempo de cada dança é em média 40 minutos.
A Nau Catarineta de Cabedelo é a única em atuação no estado da Paraíba, no ano de 2013 ganhou o título de patrimônio cultural e imaterial do município de Cabedelo. Esta expressão artístico-cultural é centenária, um resquício da história que constitui a pluralidade brasileira, esta tradição vem resistindo, sendo passada de geração à geração à mais de cem anos.
Eli Soares
Fontes:
http://cabedelo.pb.gov.br/portalturismo/manifestacoes_populares.asp
https://dancasfolcloricas.blogspot.com/2011/06/fandango-2.html