Naturalidade: João Pessoa-PB
Atividades artístico-culturais: Poetisa/Escritora
Contato: aliinemansur@gmail.com
Facebook: Aline Cardoso
Instagram: Umaline
Aline Cardoso, nascida em agosto de 1991 na cidade de João Pessoa, cursou especialização em Língua, Linguagem e Literatura entre 2016 e 2017; É Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba em 2018; Cursa o Mestrado na área de Análise do Discurso pelo Proling – UFPB, além de ser uma das organizadoras do Sarau Selváticas – de autoria feminina – em 2017. Aline também conta com um livro publicado, A proporção áurea do caos -Escaleras, 2019.
A escrita vem da adolescência com um intuito de organizar as ideias que surgem. “Escrevo desde adolescente, passei a escrever poemas aos dezenove anos. Sinto o processo de escrita como uma inquietação constante, os temas provocativos que me encantam e também os que me incomodam acabam virando poema. O meu processo de escrita varia bastante, há períodos em que escrevo mais, noutros escrevo menos, mas sempre tenho comigo um caderninho onde anoto as ideias para retornar ao ponto embrionário e dali fazer nascer o texto. Por isso também sinto a escrita como um processo, cada novo texto é fruto de ideias que passearam por mim através de períodos variados”, comenta Aline.
Sobre o livro publicado, este é parte de poemas guardados que não chegavam aos olhos de um público. “O meu primeiro livro, A proporção áurea do caos (Escaleras, 2019), é fruto de 9 anos de escrita. São poemas desengavetados porque antes, escrita para mim era um ato sigiloso e íntimo. Agora, percebo o impacto e a necessidade de compartilhar os textos, produzir é um ato de resistência. Neste primeiro livro trabalho temas que circulam desde cenas do cotidiano comum às questões mais dilacerantes do âmago, do meu lugar, falo sobre a sexualidade feminina, a emancipação do corpo, o desejo, a magia oculta no íntimo de cada mulher, vistas como um universo em expansão que passeia pelos recantos mais escondidos do ser”.
Aline é uma das organizadoras do Sarau Selváticas, um projeto que tem por intuito a ampliação dos espaços femininos das autoras buscando fortalecer as questões de protagonismo das mulheres e seu empoderamento. “O projeto se insere como um espaço para a literatura escrita por reverberar, principalmente para as autoras inéditas. Abrimos a chamada pública para o envio de três textos, em seguida, organizamos o evento agregando apresentações de música, arte visual e performance, cada edição é inteiramente nova e imprevisível, isso nos encanta. O Sarau Selváticas nasceu em 2017, se fortalece após cinco edições, somando novas vozes à cena cultural de João Pessoa.”
DAMA-DA-NOITE
Lábios negros
cintilam na penumbra,
rutilam o sabor cortante
do desejo.
Invadem meus delírios,
dilatam-me as pupilas,
portam signos deletérios.
Fontes: Entrevista com Aline Cardoso
Site da Editora Escaleras