Município: João Pessoa – PB
Fundação: 17 de março de 2012
Localização: Rua Conselheiro Henrique, nº 159 – Centro, João Pessoa
E-mail: prima@see.pb.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/primaparaiba/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2VDa1Cwtm8qLECQwBUFSuA
Horário de funcionamento: sempre aberto
O PRIMA é um projeto de Inclusão Através da Música e das Artes, criado pelo músico e maestro Alex Klein. A iniciativa ensina música à diversas comunidades do estado da Paraíba. São mais de 25 polos de ensino, entre eles: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, e etc. O projeto tem como alvo os jovens estudantes matriculados na rede pública de ensino. Promovendo a integração social e princípios dos valores humanos e da cidadania.
A iniciativa pública do Governo do Estado que através da Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, leva música à comunidades Paraibanas. O projeto tem como público alvo os jovens estudantes matriculados na rede pública de ensino. Promovendo a integração social e princípios dos valores humanos e da cidadania.
A equipe de professores dos polos é composta por músicos capacitados, as orquestras contam com todos os instrumentos de uma orquestra profissional: tem turma de cordas, sopros, metais, coral e percussão. Além das aulas de teoria, que são fundamentais no aprendizado da música. É muito comum visitar um dos polos do projeto, e se deparar com dezenas de crianças solfejando notas aqui e ali.
O próprio Alex Klein, chegou a dar aulas em alguns dos polos, juntamente de sua esposa, Catalina Guevara Klein. O projeto além de tudo, abre novas perspectivas de vida para as crianças, com viagens e apresentações pelo estado da Paraíba e possibilitando até mesmo viagens a festivais de música, como o FEMUSC, em Santa Catarina, o evento que também dirigido por Alex Klein, já recebeu alguns dos melhores alunos do PRIMA.
Para Alex, um dos principais desafios enfrentados durante a implantação do projeto, foi a de que, pelo menos há 30 anos, não ocorria uma proposta parecida com esta no estado da Paraíba.
“Houve um grande desencontro entre o espírito inovador do Prima e a falta de investimentos em música de concerto na Paraíba nas últimas três décadas”, lamentou. “Temos de lutar para que o Prima não saia desse patamar, continue incluindo, promovendo a inclusão social”, Comenta ele.
O projeto tinha, no ano de 2017, 11 pólos espalhados pelo estado, já no ano de 2018, esse número havia crescido para 23, no mesmo ano, 18 alunos do PRIMA foram aprovados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“Com esse resultado, o Prima reafirma sua importância, sua consistência e o compromisso do Governo da Paraíba em oferecer oportunidades para diminuir as desigualdades sociais. Música como meio, o futuro como fim”, afirmou o atual coordenador geral do Prima, Milton Dornellas.
Fontes:
https://www.facebook.com/pg/primaparaiba/about/?ref=page_internal