O artista Marcelo Soares abre, nesta quinta-feira (10), às 19h, a exposição ‘Xilogravuras’, no Espaço Expositivo Alice Vinagre, que funciona no Espaço Cultural José Lins do Rego, mezanino 2. Na mostra, o xilogravurista retrata o regionalismo em peças impressas em cores. Personagens cultura popular, a exemplo da mulher rendeira, do vaqueiro, dos violeiros, do maracatu, tocadores de pífanos, entre outros. As obras podem ser visitadas até 17 de novembro, com horário de visitação pública diário das 8h às 22h.
Conforme apresentação de Bráulio Tavares, “Marcelo Soares é artista gráfico, pintor, poeta, editor e arte educador. Nasceu em 1953, em Olinda, Pernambuco. Em 1974 inicia na gravura, fazendo capas para folhetos de cordel, incentivado pelo pai, José Soares, (1914-1981), renomado cordelista, conhecido como O Poeta Repórter. Com o passar dos anos, Marcelo expande suas atividades, incursionando por desenho e pintura, criando capas e ilustrações para livros, discos, cartazes de cinema, shows, teatro e outros eventos.
É autor de dezenas de folhetos de cordel, ilustra obras de centenas de poetas populares, trabalha para as editoras: Iluminuras, Brasiliense, Itatiaia, Ateliê Editorial, Prelo, Casa da Palavra, Bagaço, Paulinas, Contexto, Global, e para os jornais: O Globo, Jornal do Brasil, O Pasquim, Jornal do Commércio, Diário de Pernambuco. No Rio de Janeiro, faz curso de xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, como bolsista (1983), e ensina na Escolinha de Arte do Brasil (1984-1985)”.
Ainda de acordo com a apresentação de Bráulio Tavares, “Marcelo Soares é convidado para trabalhar no ateliê de Augusto Rodrigues (1986-1991). Retornando a Pernambuco, Marcelo torna-se Diretor de Cultura de Timbaúba, Pernambuco, (1992-1996). Em 1997 funda a Folhetaria Cordel, e publica “Estes Fesceninos”, Edições Prelo, Recife, Pernambuco, trabalha com Ariano Suassuna (1994-1998) na Secretaria do Estado da Cultura. Em 2003 publica “Outros Fesceninos”, Edições Prelo, Recife, Pernambuco. Em 2005 ministra oficinas de xilogravura nas cidades de Marseille, Toulon, Poitiers, Bordeaux e Paris, dentro das comemorações do Ano do Brasil na França. Em 2007 ministra oficinas de xilogravura na Universidade do Porto, em Portugal. Entre 2008 e 2009 torna-se Artista Visitante UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – RJ. Em 2009, viaja aos Estados Unidos para participar da FolkArt International, em Novo México, onde ministra oficinas de xilogravura. Em 2010 faz retrospectiva de sua obra gráfica no Espaço Cultural José Lins do Rego – João Pessoa-Paraíba. Em 2011 publica, em parceria com Hélder Pinheiro, “Outros Pássaros e Bichos na Voz de Poetas Populares” – Editora Bagagem, Campina Grande, Paraíba”.
O currículo do artista inclui seu trabalho como ministrante de oficinas de xilogravura em várias cidades de Pernambuco, a convite do Sesc, em 2012. No ano seguinte, 2013 passa em residir em João Pessoa, Paraíba, e ministra oficina de xilogravura em Fortaleza, Ceará. Em 2014 ilustra CD de Chico Salles. Em 2015 viaja à Turquia, e ministra oficinas de xilogravura em Istambul, Eskisherir e Ancara, e ilustra o livro de poesias “Claranã”, de Cida Pedroza. Em 2016 ilustra, com 14 xilogravuras, o livro de Ariano Suassuna e Raimundo Carrero “O Bordado e a Pantera Negra” Iluminuras, São Paulo, SP. Em 2017 ilustra o livro de Bráulio Tavares ”Arte e Ciência da Cantoria de Viola” Editora Bagaço, Recife, Pernambuco.
Serviço
Exposição Xilogravuras
Artista: Marcelo Soares
Abertura: 10/10 (quinta-feira), 19h
Visitação: 17/11
Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre (funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 22h)
Via: Funesc Cultura- @funescgovpb