Marcela Mayara
A cerimônia ocorrerá neste sábado (19) e domingo (20), no Teatro Santa Catarina, com apresentação da peça ‘Alegria de náufragos’ organizada pelo grupo paraibano Ser Tão Teatro. A entrada é gratuita e o evento começa a partir das 19h.
A encenação é baseada na obra de 1888 intitulada Uma história enfadonha produzida pelo russo Anton Tchekhov. Essa história original foi transformada na Paraíba em uma tragicomédia cuja estreia foi no ano de 2016. Essa peça é inédita para Cabedelo, mas já foi encenada em vários Estados brasileiros, além de ter sido apresentada em dois festivais de teatro na Argentina.
Numa entrevista ao Paraíba Criativa, a atriz Cely Farias que participará da peça falou sobre esse momento histórico:
“As expectativas são as melhores possíveis, afinal é mais uma casa de espetáculos que se abre no Estado, é mais um espaço de arte e cultura que vem presentear o município de Cabedelo, que tem em sua história grandes artistas, seja no teatro, na dança ou na cultura popular”, afirmou.
Depois de 14 anos, Cely Farias volta a se apresentar no Teatro Santa Catarina. Para ela a sua última apresentação foi marcante:
“É um imenso prazer retornar a esse espaço e espero oferecer uma apresentação à altura do que merecem os cabedelenses e os paraibanos. Inaugurar um teatro é inaugurar um novo tempo, de sensibilidade, de expressão, de humanidade”, disse.
Reforma
As obras de modificação e ampliação recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões do Estado da Paraíba. E a entrega será na gestão do governador João Azevedo.
A plateia terá capacidade para 161 pessoas com novo mobiliário de assento para o público.
Entre os principais serviços executados destacam-se: revestimento de fachada, pintura interna e externa, mudança de pisos, alvenaria, demolições, instalação de combate a incêndio, tratamento acústico e de jardim, construção de novos ambientes acessíveis, como os banheiros.
História do Teatro de Santa Catarina
O grupo TECA (Teatro Experimental de Cabedelo) esteve na vanguarda da luta pela construção de um teatro no município de Cabedelo, na década de 70. Em 1987, na gestão de Wilson Braga (1983-1987), essa instituição artística foi construída. Entretanto, em razão de disputas jurídicas e políticas o Teatro Santa Catarina foi desprezado até o ano de 2019 quando a população ganhou um novo ambiente para diversão cultural.
Aos expectadores, Cely Farias declarou:
“Com grande prazer, convido os leitores do Paraíba Criativa a participar da reinauguração do Teatro Santa Catarina e a sorrir e se divertir com o espetáculo Alegria de Náufragos, do Coletivo Ser Tão Teatro, neste sábado e domingo. Será uma grande festa das artes e da cultura paraibana”.