Além de criador de conteúdo no aplicativo chinês TikTok, Apollo Costa, 22, também é ator e cantor e se tornou um dos maiores fenômenos teens do país depois do lançamento da série Z4 – que pode ser assistido na Netflix -, uma produção Formata, Disney Channel, SBT e Sony Music. Apollo acaba de conquistar a incrível marca de 1 milhão de seguidores no TikTok e seu conteúdo com várias temáticas se diferencia dentro da plataforma. Cineasta, Apollo escreve e produz seus vídeos de comédia, dança e artes visuais. Além de produzir conteúdo sozinho, também faz em dupla. E em parceria com a @majucca, criou a @pentamide, para produção de conteúdo como, programas, videoclipes e séries no para o YouTube, Instagram e TikTok.
“Eu queria agradecer às panteras [como chama carinhosamente seus fãs] do TikTok e a muitos produtores de conteúdo que conheci na plataforma, principalmente à Alice (@alicereja) que me apresentou o aplicativo quando ainda se chamava musical.ly. Desde o início da minha trajetória no aplicativo, a equipe do TikTok Brasil (@tiktokbrasil) sempre me acolheu e isso foi essencial pra dar um gás na minha produção. Devo tudo isso também aos muitos outros creators com quem gravei os mais de mil vídeos pra plataforma! Criar conteúdo pra internet não é fácil e parabenizo todos os meus colegas de trabalho.” – agradece Apollo, através de suas redes. Onde está mais presente do que nunca, através de lives no TikTok e produção de conteúdo sobre a quarentena, onde ele mostra como enfrentar com leveza esse período de isolamento e ressaltando a importância de ficar em casa e de lavar as mãos. As lives tem sempre muita música e bate papos animados com seus fãs.
Sobre Apollo e o Aplicativo
O app chinês atrai milhões de adolescentes com vídeos curtos que lançam modismos e agitam as redes sociais. Nesse “novo mundo”, Apollo contabiliza mais de 1 milhão de seguidores e tem na bagagem parcerias com grandes marcas com campanhas que se encaixam no conceito da plataforma. Sony Music, Guaraná Antárctica, Disney Pictures, Trident, Foroni, Universal Music, Rexona, Unicef, Warner Bros, Paris Filmes, Imagem Filmes e muitas outras marcas e empresas já fizeram campanhas com o ator paraibano.
TikTok. Quem nunca ouviu falar? Para os que não conhecem, Apollo fala que é compreensível, porque o aplicativo chinês de vídeos curtos, que emplacou em 2018 como mais baixado do planeta, fala com mais facilidade, com a geração Z. Esses são os nascidos entre 1995 e 2010, com uma comunicação muito própria. “À primeira vista parece um besteirol”, falava a mãe de Apollo: Cláudia Lima, 52. Hoje, ela confessa que se arrepende do que dizia, pois se tornou fã do aplicativo e, inclusive, incentiva amigos e conhecidos a baixarem também o aplicativo. Apesar de, aparentemente ter um apelo mais forte entre os mais jovens, as pesquisas mostram que há uma crescente mudança do público do aplicativo: cada vez mais, pessoas de todas as idades se interessarem pelo TikTok. Uma inteligência artificial que usa um algoritmo especial para identificar os interesses de cada usuário e entrega vídeos baseados em interações, como curtidas, comentários, tempo de visualização e compartilhamentos, na página principal dos espectadores. Os produtores de conteúdo ficam atentos às tendências para tentar viralizar um vídeo. Um exemplo foi o prêmio entregue a Apollo em 2019. Antenado nos desafios, Apollo venceu uma das categorias do concurso “TikTok Sem Parar” com o vídeo mais curtido de dança que contou com a participação de duas estrelas do famoso grupo internacional Now United (@nowunited): a brasileira Any Gabrielly (@anygabriellyofficial) e coreana Heyoon Jeong (@heyoon_jeong). O vídeo teve quase 70.000 curtidas e 400.000 visualizações.
Apollo atualmente também palestra, apresenta eventos e fala que os estudos da faculdade de cinema contribuiu pra uma visão mais clara sobre produção de conteúdo. O ator se sente à vontade na plataforma, pois o TikTok incentiva vídeos originais de diversas categorias como a música, a moda, a dança, a culinária e muitas outras. O fato é que mais de meio bilhão de pessoas fizeram o download durante os últimos anos. O aplicativo desperta o encanto com a facilidade da reprodução das imagens em memes e músicas e isso ajuda a entender seu sucesso. Apollo tem como base, a criação de vídeos para espectadores que podem captar bons conteúdos em poucos segundos, podendo ser desde coreografias de hits musicais famosos até uma comédia de uma cena dublada, o que proporciona momentos de entreterimento divertido por serem muito espontâneos.
O aplicativo tinha outro nome em 2017: musical.ly – da empresa americana de mesmo nome. Apollo iniciou sua carreira de criação para internet ainda lá e esteve presente, junto com outros top creators, na transição para TikTok em 2018. Sempre mostrando que o aplicativo é inclusivo e que, com um celular na mão, qualquer um pode criar e participar da comunidade. Uma das formas mais fáceis de fazer isso é através das hashtags e challenges, ou desafios. Neles, você pode, desde reproduzir uma coreografia, uma maquiagem, ou até mesmo imitar algum personagem dublando sozinho, ou em dupla, cenas de filmes, séries e memes. Daí surgem os sucessos do aplicativo como, por exemplo, o estouro da música “Old Town Road” de Lil Nas X festa Billy Ray Cyrus.
Algumas dicas do Apollo pra fazer seu vídeo bombar!
- Para que os vídeos tenham mais sucesso é muito importante escolher músicas de sucesso do próprio TikTok.
- As imagens tem que falar por si só, porque assim, o vídeo terá mais visualizações e likes de pessoas de outros países.
- Seja criativo e use tudo que o aplicativo oferece de ferramentas para valorizar seu conteúdo, que de preferência não deve passar de 20 segundos.
- Ficar atento aos brienfings e efeitos do dia e usar as hashtags do aplicativo fazem os vídeos viralizarem com mais facilidade.
Viagem para Nova Iorque
Em dezembro de 2019, Apollo foi convidado pela Warner Bros para viajar para os Estados Unidos e participar de uma campanha para o mais novo filme musical “Em um Bairro de Nova York”, que tem data prevista de estreia para o fim do ano. Com certeza esse convite se deu por conta de sua visibilidade no aplicativo . Além da parceria internacional com a Warner, recentemente, Apollo foi convidado pela Rexona para participar de uma campanha do TikTok de desafio musical do lançamento da nova linha de produtos by Anitta.“Eu só tenho a agradecer ao TikTok, que é uma febre! O aplicativo está disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas. O meu foco é criar cada vez mais um melhor, mais diverso, mais original e engraçado conteúdo para meus seguidores, oferecendo diversão e uma boa experiência” – afirma Apollo.
A convite da ByteDance, empresa dona do TikTok, Apollo conheceu o escritório central da plataforma que administra os negócios de Portugal, Brasil e América Latina na Vila Olímpia, em São Paulo. Esse convite é feito, em sua maioria aos maiores nomes do TikTok no Brasil, os top creators! Um dos aspectos mais importantes é a originalidade e a criatividade e em umas das últimas campanhas de Apollo no aplicativo foi com a Trident, a Foroni e a Disney. Apollo produziu e criou música com a latinha do produto de Trident Mints, em janeiro, e reproduziu se caracterizado dos personagens estampados nas capas dos cadernos da Foroni. A campanha do live-action do clássico filme musical da Disney, contou com um investimento muito grande nas redes sociais. Apollo foi um dos criadores escolhidos para assinar contrato com a Disney e firmar a parceria no TikTok. E acredita que esse reconhecimento no mundo da publicidade digital, refletiu em outros jobs, como a campanha nacional da Fisk 2020, da qual ele é garoto propaganda, que foi produzida pelo Elo3 Livead e transmitida na Rede Globo.
“Também monetizo campanhas fazendo parcerias com marcas e empresas em posts produzidos para o Instagram”, diz ele, sobre a plataforma onde possui mais de 270 mil seguidores. “Hoje sou muito mais reconhecido pelo meu trabalho no Tik Tok”, ressalta, observando que se tornou mais popular através do aplicativo. Hoje, Apollo faz presenças vips em eventos, encontros que se tornam cada vez maiores em lugares públicos, como o Parque Ibirapuera, sendo o último chamado de “Encontrão”. Além de eventos em locais fechados, como shoppings, onde é contratado para trocar experiências, cantar, interagir com fãs e ainda dar palestras em eventos para atores e criadores que desejam iniciar como produtores de conteúdo.
Apollo acredita que uma boa gestão e integração entre outras redes sociais também reforça o trabalho de conteúdo de um creator. Além do TikTok, ele movimenta o seu perfil no Instagram (InstaStories, IGTV, Feed e Cenas) e o seu canal Youtube produzindo vídeos sobre artes: covers de músicas versionadas para o português, bastidores de produções audiovisuais, talkgames com artistas, críticas de filmes e séries e também revelações de bastidores de produções audiovisuais e sobre seu processo de criação.
“Recebo muitas perguntas de meus seguidores sobre produção de conteúdo, então, além de falar sobre artes e de entrevistar celebridades jovens, também falo sobre criação, produção e edição de conteúdo” – conta Apollo. Ele acredita que o TikTok é um mercado em ascensão. “A plataforma ganha inúmeros seguidores diariamente e eu venho me adaptando também às mudanças de público.
Acabou que agora é muito mais um entretenimento em família e sem faixa etária específica” – fala Apollo.
Um dos vários vídeos que bateram a marca de mais de 2 milhões de visualizações no perfil do Apollo no TikTok foi uma cena de comédia com a atriz Letícia Pedro (@leticiafpedro). A cena é inspirada em um vídeo da tiktoker top creator da América Latina, Nina Dantas(@ninadantas).
Em 2017, junto com outros criadores, Apollo mirou mais à frente e dedicou seu tempo ao TikTok ainda naquela época. O artista também divide a atenção do seu trabalho entre a interpretação – atualmente pode ser visto além da Netflix, na série Z4, em Gaby Estrella na TV Brasil e GloboPlay – e a música – recentemente foi verificado na plataforma digital Spotify onde possui um EP chamado “Vem”.
“O sucesso vem do trabalho e comprometimento. E ser reconhecido pelo meu trabalho é sensacional” – finaliza Apollo.
Apollo no Tik Tok-Linha de tempo
2017
2018
2019
2020
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Paraíba criativa com assessoria