O projeto contempla mais de 100 artistas paraibanos que farão apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar.
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibirá a partir desta quarta-feira (6), às 17h, a primeira parte da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O edital criado como uma alternativa de entretenimento em virtude das medidas preventivas em meio a pandemia do novo coronavírus, contemplou mais de 100 artistas paraibanos que farão apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar.
Por meio do canal da Funesc no YouTube, que pode ser conferido clicando aqui, toda a programação do Meu Espaço será exibida em quatro sessões semanais, com duas horas de duração cada, às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h.
São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos. As propostas artísticas selecionadas abrangem contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, HQ, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema. Os projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada.
Programação
Meu Espaço traz, nesta quarta-feira (6), um minicurso de escrita criativa de Bruno Ribeiro. Em seguida, será exibido o curta ‘Isolamento rural’, dirigido por Leonardo Gonçalves. Em seguida, entra em cena o monólogo Suçuarana, com Thardelly Lima. Finalizando o primeiro dia de exibições, a poesia falada ocupa o palco virtual e traz ‘Transicionando’, com Bixarte.
Na sexta-feira (8), a programação exibe ‘Retrato feminino ilustrado: da Aquarela para a Pintura Digital’, pela artista visual Thaynha. A cultura popular entra em cartaz com Minervina Ferreira e ‘Desafios da Atualidade’. O artista circense Allan Barros assume o palco virtual com ‘TrupeÇando na Casa de Mainha’. Também será exibido o vídeo ‘Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes’, com Marcelo Soares. A música fica por conta de Lucas Truta com o vídeo ‘Truta em Isolamento – Ansiaudades’.
No domingo (10), a programação comtempla também o universo infantil. Haverá exibição da videoaula de Breaking Kids com Rodrigo Aranha. Serão dois vídeos de contação de histórias: ‘Contações Encantadas’, com Joelson Pereira e ‘A Onça e o Bode Cantada Por Cantos da Carochinha’, com Arly Arnaud. Na sequência, dois curtas: ‘Yá, me conte histórias’, dirigido por Carine Fiuza, além de ‘E Agora, Aninha?’, de Bruna Campos. E para fechar, ‘A Arte de Viver Do Circo’, com Luana Iranzi.
O restante do cronograma de apresentações será divulgado semanalmente.
Israela Ramos