Município: Marcação – PB
Localização: Vale do Mamanguape
Data de emancipação política: 5 de maio de 1994
Distância da capital: 66 km
Área territorial: 122,897 km quadrados
Limite geográfico: os municípios de Baía da Traição e Rio Tinto
População: 8475(IBGE/2016)
Gentílico: marcaçãoense
Clima: Tropical Úmido
Altitude: 89 m
Vegetação: Mata Atlântica
Eventos: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes (Aldeia Coqueirinho), Festa de Santa Luzia (Aldeia Ybykûara), Festa de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira da Cidade), Festa de Santa Edwiges (Aldeia Caieira), Independência do Brasil, Dia de São Domingos (Aldeia Jacaré de São Domingos), Retomada das Terras Indígenas (Aldeia Três Rios), São João, Emancipação Política, Dia do Índio.
Turismo: Cachoeira de Zé Furtado, localizada na Aldeia Carneira;
Aldeia Camurupim, conhecida pelos Turistas pela sua bela vista, pelo Banho de Maré e por oferecer uma deliciosa peixada aos visitantes;
Aldeia/Praia Coqueirinho do Norte, uma das mais belas praias do litoral paraibano e é ainda uma aldeia indígena potiguara.
História
Foi um dos primeiros núcleos povoados do território paraibano. Marcação é habitada até hoje pela tribo indígena Potiguara. Em 1700 o rei de Portugal outorgou as terras em favor dos Potiguaras.
Após a visita de D. Pedro II em 1859 a Paraíba sendo recebido pela comitiva da tribo, foi efetivada uma boa doação, com a divisão das terras indígenas, o local recebeu o nome de Demarcação e depois alterado para Marcação.
Em 1965 Marcação passou a categoria de distrito do município de Rio Tinto e obtendo sua emancipação em 1994.
Divisão territorial
O município de Marcação possui, além do distrito sede, o distrito de Camurupim e mais 14 Aldeias Indígenas do Povo Potiguara, distribuídas por todo o seu território. As aldeias são as seguintes: Brejinho, Camurupim, Tramataia, Jacaré de Cezar, Jacaré de São Domingos, Estiva Velha, Grupiúna, Caieira, Lagoa Grande, Ybykuara, Val, Carneira, Os Cândido, Coqueirinho e Três Rios.
Jonas
Fontes:
https://cidades.ibge.gov.br>historico