Cidade: Boqueirão-PB
Localização: 175,3 km da capital
O açude Epitácio Pessoa situa-se na cidade de Boqueirão, no interior da Paraíba, a oeste de João Pessoa, a cerca de 45 km da cidade de Campina Grande. O acesso ao local pode ser feito a partir de Campina Grande, por via rodoviária, através da PB-148. O projeto foi parte do governo do Presidente da República Juscelino Kubitschek. Na época, o manancial se apresentou como uma solução para a crise hídrica que a região vivia.
Em julho de 1953, as obras referentes às fundações foram iniciadas, transcorrendo em execução por um período de seis meses, o inverno impediu o prosseguimento dos trabalhos, reiniciados em meados de 1954, foram completadas as obras de fundação e elevado o aterro a uma altura de aproximadamente 30 metros, marcando o término da primeira etapa. Os trabalhos finais que corresponderam a segunda etapa consistiram da complementação do maciço e compreenderam o período de junho de 1955 a novembro de 1956.
Inaugurado em 16 de janeiro de 1957, com o objetivo de ter usos múltiplos: a princípio com a finalidade de geração de energia e irrigação, passando posteriormente a ser utilizado também para abastecimento urbano, perenização do Rio Paraíba, atividades pesqueiras e de turismo e lazer. Atualmente, com exceção da geração de energia e perenização do Rio Paraíba, todas as atividades citadas são desenvolvidas simultaneamente, produzindo inúmeros problemas relativos às demandas e gerando conflitos em face da necessidade de diferentes atores captarem água do mesmo reservatório, o qual apresenta limitações periódicas graças aos períodos de estiagem que assolam a região.
A capacidade do açude é 411,6 milhões de metros cúbicos de água. 19 cidades são abastecidas pelo manancial. O açude Epitácio Pessoa sangrou 12 vezes, a última delas, em 2011. Desde o período até hoje, Campina Grande já passou por três severos racionamentos, o mais crítico deles havia sido em 1999, quando o reservatório chegou ao menor volume da história, 14,9% até então.
Para que o açude receba recarga de água há três caminhos: chovendo na cidade onde o manancial se localiza, por meio dos rios Taperoá e Paraíba e a chegada de águas provenientes da transposição do rio São Francisco.
CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS
Área da bacia hidrográfica: 12.410km2
Pluviometria média: 661 mm
Deflúvio bruto: 138 x110m3
Vazão regularizada bruta: 4,2m³/s, para uma frequência de garantia de 90%
Vazão regularizada líquida: 2,24m³/s para 90% de freqüência de permanência.
Israela Ramos
Fontes:
https://www.dnocs.gov.br/barragens/boqueirao/boqueirao.htm
http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/franklyn_barbosa.pdf