Município: Congo – PB
Localização: Região Geográfica Imediata de Sumé
Fundação: 17 de novembro de 1871
Emancipação: 15 de maio de 1959
População: 4.687 pessoas [IBGE/2010]
Área total: 333.471 km²
Altitude: 480 metros
Distância da capital: 212 km
Limite geográfico: Serra Branca (norte); Coxixola e Caraúbas (leste); Jataúba [estado de Pernambuco] (sul); Camalaú e Sumé (oeste)
Clima: Tropical semiárido
Gentílico: Congoense
Eventos: Aniversário da emancipação política da cidade.
História:
Os primórdios do município de Congo remetem a terceira década do século XIX com a criação de gado na fazenda de propriedade do Capitão José Rodrigues Correia e sua esposa D. Emerenciana Campos de Jesus. Em 1936, este Capitão fez a doação de um terreno para construir uma igreja em louvor a Santa Ana, porém a terra não era apropriada para a obra e foi substituída por outro local, onde foi erguida a sede do povoado.
A igreja e um casebre foram construídos neste mesmo ano por um congolês que foi escravizado e trazido ao Brasil, o homem seria conhecido como “Congo” e, segundo historiadores, é a inspiração para o nome da cidade. O povoado foi elevado a categoria de município apenas quase três décadas depois, em 17 de novembro de 1871, com o nome de Santa Ana do Cariri e emancipado como Congo apenas no século seguinte, em 15 de maio de 1959.
Apesar de estar incluído no semiárido brasileiro, Congo é cortado pelos rios Paraíba, Espinho e Sucuru, também contendo um dos maiores açudes da Paraíba, responsável por abastecer várias cidades da região, ganhando a alcunha de “mãe das águas”. O município tem duas grandes elevações no seu território, a Serra do Jatobá – que fica ao sul e tem uma altitude de 760 metros – e a Serra da Engabelada – ao norte com 820 metros.
Adailson Paiva
Fontes:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/congo/panorama
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congo_(Para%C3%ADba)
http://www.viajandotodoobrasil.com.br