O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/05/2020

Engenho Goiamunduba

O Engenho Goiamunduba é um dos mais antigos engenhos em pleno funcionamento, situado na cidade de Bananeiras, no brejo paraibano.
Data de publicação: maio 21, 2020

Município: Bananeiras – PB

Distância da capital: 133Km 

Telefone: (83) 99979-5978 Adriano Bezerra 

Contato: cachacarainha@hotmail.com 

Facebookcachacarainha | Instagram@cachacarainha

 

O Engenho Goiamunduba é um dos mais antigos engenhos em pleno funcionamento, situado na cidade de Bananeiras, no brejo paraibano, região propícia ao cultivo da cana-de-açúcar e famoso pela produção de cachaça. Nele é produzida, desde 1854, a tradicional cachaça Rainha, que possui renome no Brasil e no exterior.

O Engenho oferece visitas guiadas e um especialista em produção de cachaça mostra aos visitantes os equipamentos históricos, como as dornas de madeira e a moenda original do engenho da Alemanha, do ano de 1877, e todo o processo de produção da bebida, cuja cana é selecionada, cortada ainda crua, fermentada sem aditivos químicos e destilada em chaleiras de cobre. Depois da visita guiada aos equipamentos históricos e já conhecedor do processo do fabrico da cachaça Rainha, o visitante pode encontrar, na charmosa bodega, diversos tipos de souvenirs para levar, incluindo garrafas de porcelana, mais sofisticadas.

O Engenho Goiamunduba recebe grupos grandes de turistas, principalmente do Rio Grande do Norte, e foi fundado por Deocléciano Bezerra Cavalcanti, tendo atualmente como seu produtor Adriano Bezerra, que mantém a tradição da família, produzindo uma cachaça encorpada, apenas no tipo branca, usando o sistema artesanal com técnicas 100% naturais, com cana própria, e que fica armazenada exclusivamente em pipas de freijó.  

Muitos dos atuais funcionários do engenho descendem de antigos colaboradores, dando um clima familiar e de respeito a todos que lá trabalham. São netos e bisnetos de antigos funcionários, que chegam para trabalhar pedindo a “A benção” aos mais velhos. Outro diferencial do Engenho é não usar nenhum tipo de pesticida mostrando que a preocupação com o meio ambiente é uma constante. 

Apesar da fama da cachaça Rainha, conhecida em todo o Brasil, a sua produção é considerada pequena: cerca de 100 mil litros por ano e a Rainha, pura e mais forte do que as demais, conquistou adeptos no Brasil e no exterior. Em 1987, o Jornal do Brasil escolheu a cachaça Rainha como a terceira melhor do Brasil.

O local é aberto para visitações com o horário de funcionamento de segunda à sexta das 8h às 17h; sábado das 8h às 13h. A Budega do engenho funciona das 14h30 às 16h.

                                                                                                                      Israela Ramos

 

Fontes:

http://www.paraibatotal.com.br/colunas/turismo/56566-engenhos-abertos-a-visitacao-goiamunduba-em-bananeiras

https://brejoparaibano.com.br/cidades/bananeiras/

2 respostas

  1. Gostei muito fui até aí com minha mãe filha Mozzar Bezerra e quem está falando com você sou eu a neta legítima do fundador da cachaçaria.

  2. Minha mãe adotiva, me disse que o meu pai era na época o filho do prefeito de bananeiras. Ela como a família trabalhava na fazendo Ana Lúcia e ele fazia universidade em Recife. Aí ela veio trabalhar na casa da minha madrinha em 1970 para 1971 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *