Espaço exibe vídeos-performances produzidos por alunos do CCTA
A Galeria de Arte Lavandeira, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (CCTA), está realizando, durante o período de isolamento social, exposições virtuais e disponibilização de críticas artísticas em suas mídias sociais. A ideia nasceu depois do surgimento do período de pandemia da Covid-19 e paralisação das atividades presenciais.
As performances foram produzidas por alunos da disciplina “Artes do Corpo” antes da pandemia da Covid-19. Os vídeos podem ser conferidos no site da Galeria.
O espaço também garantiu a continuidade a outros trabalhos, como as críticas de arte, por meio de perfil no Instagram e no Medium. A página no Medium está destinada à um repositório da produção de crítica arte, elaborada pela comunidade universitária.
No Instagram, a Galeria está promovendo lives em duas categorias: Encontros em Poéticas, destinada ao compartilhamento dos processos poéticos e conversas entre artistas;
Encontros em Pesquisa, no qual a Galeria recebe pesquisadores das Artes Visuais e dialogam sobre processos de pesquisa.
Além das lives, o projeto está realizando entrevistas com especialistas das Artes Visuais e da Museologia, com o intuito de tornar acessível o debate sobre a atuação das instituições culturais, o papel das galerias, museus e universidades.
A adequação teve como objetivo explorando novas formas para o desenvolvimento de atividades remotas junto à comunidade artística e acadêmica. “Buscamos com todas essas ações o fortalecimento do sistema de arte local e o intercâmbio entre a juventude fazedora de arte, sem perder o afeto e a solidariedade de vista”, explicou o setor de Comunicação da Galeria.
As atividades serão continuadas ao longo do funcionamento remoto da Lavandeira. Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo espaço durante a quarentena pode se acessar as mídias sociais do projeto:
facebook: galeria de arte lavandeira
instagram: galeria_lavandeira.
Larissa Maia com ASCOM/ Galeria de Arte Lavandeira