Localização – Parque Arruda Câmara ( Bairro: Tambiá – João Pessoa –PB)
Construção: 02 de março de 1782.
Tombamento: 26 de setembro de 1941.
A origem da Fonte do Tambiá está associada a uma lenda indígena que fala do embate entre duas tribos rivais: os Cariris e os Tabajaras. Conta à lenda que o índio Tambiá, da tribo Cariri, foi ferido durante o combate e feito prisioneiro. Seguindo as tradições da tribo Tabajara, a filha do cacique, Aipré, foi ofertada com “esposa da morte” do guerreiro amortecido. Aipré, no entanto, se apaixonou por Tambiá e, após ocorrido o seu falecimento, chorou durante cinquenta luas. Suas lágrimas formaram um olho d’agua mineral e o local foi nomeado como Fonte do Tambiá, que deu origem posteriormente ao bairro do Tambiá.
A fonte foi construída em pedra calcária no dia 2 de março de 1782 por ordem da Fazenda Real e custeada por donativos dados pela própria população. Entre os anos de 1889 a 1922 a fonte sofreu diversas mudanças vindo a incorporar ainda em 1922 ao parque que receberia o nome do botânico paraibano Arruda Câmara. Em seu centro havia as armas imperiais em escudo de pedra e passou a servir como canalizadora das águas à serviço da população, de acordo com os registros históricos.
A Fonte do Tambiá foi tombada pelo IPHAN em 26 de setembro de 1941, inscrição nº 176 do Livro do Tombo Histórico e é um bem cultural carinhosamente estimado pelos moradores da Cidade.
Walmarques Junior
Fontes:
http://www.ceci-br.org/ceci/br/noticias/761-fonte-do-tambia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Arruda_C%C3%A2mara
http://patrimonioparaiba.blogspot.com/2014/05/fonte-do-tambia.html