O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/06/2020

Monteiro

O Município de Monteiro, que fica a 319 quilômetros de João Pessoa, está localizado na Microrregião do Cariri Ocidental.
Data de publicação: junho 10, 2020

Município: Monteiro – PB 

Localização: Região de Monteiro 

Gentílico: Monteirense

Data de emancipação política : 28 de junho de 1872

Distância da capital: 319 Km 

Clima: Semi-árido

Vegetação : Caatinga

Área: 1.009,90 Km² (IBGE), sendo o maior município da Paraíba

População: 33.039 habitantes (IBGE 2016)

Contato: (83) 3351 1544/ cultura@monteiro.pb.gov.br

O Município de Monteiro, que fica a 319 quilômetros de João Pessoa, está localizado na Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. Limita-se ao Norte com o município de Prata (PB); Oeste, com Sertânia, Iguaraci e Tuparetama (PE); ao Sul, com São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê (PB); e, ao Leste, com Camalaú e Sumé (PB). No final do século XVIII, Custódio Alves Martins, João Pereira de Melo e outros, estabeleceram fazendas de criação de gado, no local onde se ergueu o município de Monteiro. 

Em 1800, Manuel Monteiro do Nascimento e sua mulher desmembraram, de sua Fazenda Lagoa do Periperi, meia légua de terra em quadro, para constituir o patrimônio da capela de Nossa Senhora das Dores, por eles edificada no pátio da propriedade, distante 300 metros da margem do rio do Meio. A fertilidade do solo atraiu muitos habitantes e, em pouco tempo, havia ali um povoado que, em 1840, de Lagoa de Periperi passou a ser chamado de Povoação da Lagoa. 

Posteriormente, em homenagem ao seu fundador, recebeu o nome de Alagoa do Monteiro. O distrito de Alagoa do Monteiro foi criado em 4 de setembro de 1865 e o Município, em 28 de junho de 1872, com território desmembrado do de São João do Cariri. A instalação se deu no ano seguinte. Em 1921, Alagoa do Monteiro recebeu foros de Cidade, passando a chamar-se, Monteiro.

Em Monteiro a cultura popular é marcante, desenvolvida na literatura de cordel, nos acordes da sanfona e da viola, na sonoridade rústica do pífano. Dentre os nomes que projetam a cidade como marco da cultura nordestina, destacam-se Pinto do Monteiro, o Rei dos Cantadores e Zabé da Loca, a Rainha do Pífano.

Pinto do Monteiro – Cascavel do Repente

Severino Lourenço da Silva Pinto, o Pinto do Monteiro, nasceu em 1895, a 21 de novembro, no sítio Carnaubinha e faleceu a 28 de outubro de 1990, na cidade de Monteiro. Expoente máximo da cantoria nordestina, Pinto do Monteiro ficou conhecido como Cascavel do Repente, numa alusão ao seu estilo de, nos desafios, “armar o bote” para derrotar o colega na resposta. A cidade tem uma praça e uma rua com o seu nome. O Museu Histórico de Monteiro dispõe de um amplo acervo do poeta.

Zabé: a vida numa loca de pedra

Isabel Marques da Silva é uma venerável senhora de quase 90 anos. Pernambucana de Buíque, vive em Monteiro desde a sua infância. Ela atende pelo nome de Zabé da Loca e toca pífano com maestria. Ganhou esse nome por ter morado 25 anos dentro de uma gruta (loca), formada por duas paredes de taipa, no Sítio Tungão, a 19km de Monteiro, Zabé é reconhecida como a “Rainha do Pife” – forma como os sertanejos chamam o pífano. Em 2003, ficou conhecida nacionalmente com a gravação do Cd “Canto do semi-árido”. 

Durante o Fórum Mundial de Cultura, realizado em junho de 2004, tocou com o “bruxo” Hermeto Paschoal, Zabé é Cidadã Monteirense e Cidadã Paraibana. Em 2007 Gravou o Cd “Bom Todo” produção de Lu Araújo e direção musical de Carlos Malta, lançado em Março de 2008 no Sesc Pompéia, São Paulo/SP. Foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio “Ordem ao Mérito Cultural” e recebeu o Prêmio Revelação da Música Brasileira.

Chegando em Monteiro, o turista terá em qualquer época do ano uma recepção sempre agradável e animada, com o forró pé-de-serra, a cantoria, o verso rimado. Para o fortalecimento e valorização desse importante segmento, a Prefeitura de Monteiro instituiu no seu calendário anual de eventos o Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, com artistas regionais e a participação especial de grandes nomes de projeção nacional na cultura e da arte. A força da musicalidade toma dimensão grandiosa com a realização, no mês de junho, do São João de Monteiro.

                                                                                                                      Israela Ramos

Fontes:

https://www.monteiro.pb.gov.br/

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/monteiro/historico

http://www.mpf.mp.br/pb/municipios/monteiro

https://monteiropb.wordpress.com/turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *