Município: João Pessoa – PB
Localização: Av. General Osório, 128 – Centro
Inauguração: 10 de janeiro de 1918
A Loja Maçônica Branca Dias foi fundada como uma Loja Provisória durante uma reunião no Templo da então Loja Simbólica Sete de Setembro 2ª, no dia 10 de janeiro de 1918 em um sobrado alugado que foi posteriormente demolido para a construção da Praça Antenor Navarro.
O nome Branca Dias foi dado em homenagem a personagem histórica que sofreu os males da inquisição ocorrida no Brasil colonial. Branca Dias foi uma senhora de engenho judia residente da região paraibana de Gramame, que foi acusada de heresia e imolada em Lisboa. A mulher também protagoniza a Lenda de Branca Dias, popular história de fantasma local.
Com a fundação da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba – composta por três lojas – a Loja Branca Dias fica com o nº 01, a Loja Regeneração Campinense com o nº 02 e a Loja Padre Azevedo com o nº 03. A Branca Dias é a loja líder da maçonaria paraibana, liderando diversas ações políticas e filantrópicas no Estado.
A edificação na General Osório é obra do famoso arquiteto italiano Hermenegildo Di Láscio, tendo suas obras executadas pela firma Cunha & DiLáscio e concluídas em 30 de maio de 1927. Como resultado temos um prédio cheio de detalhes em sua fachada, pintado nas cores azul e branco e com duas imponentes esfinges douradas a sua porta.
Adailson Paiva
Fontes:
Uma resposta
Orgulho da Loja Branca Dias. Parabéns fraternos Irmãos.
Décio Perin
Augusta Respeitável e Benemérita Loja Maçônica ESTRELA DA LAPA , 7
Fundada em 02/07/1902 no GOB
Fundadora da GLESP em 1927
REAA
Oriente de São Paulo / Bairro da Lapa