Aulas de dança serão ministradas através de lives
O Coletivo Redemoinho, do Centro de Comunicação,Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, abriu inscrições para oficinas onlines de dança. O projeto, intitulado “ComuniDança” foi idealizado em 2004 pelo Departamento de Artes Corporais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi adotado pelo Redemoinho.
Serão realizadas 4 oficinas entre 22 de Julho e 13 de Agosto. Cada semana uma oficina será realizada em duas etapas: às quartas-feiras, 19h, uma live bate-papo será realizada no instagram do projeto entre um ministrante da oficina e um convidado especializado no tema e às quintas-feiras, 18h, acontecerá uma parte prática com 1 hora de duração em uma sala de aula virtual fechada e acessível apenas para os inscritos nas oficinas.
As oficinas são gratuitas, abertas à comunidade externa e os participantes inscritos que participarem das duas etapas das oficinas receberão certificado de participação. Para se inscrever os interessados devem acessar o formulário.
Confira as oficinas oferecidas:
Oficina: Vivências do feminino de um corpo em transição (23/07) – Ministrante: Lis Sabino
Lis Sabino é bailarina contemporânea e estudante do curso de licenciatura em dança pela UFPB. Recentemente começou a pesquisar processos de autocuidado através da dança para corpos trans/travestis. A oficina “Vivências do feminino de um corpo em transição” acompanha o processo de se encontrar no feminino enquanto uma travesti, um corpo que foge aos estereótipos de gênero e ressignifica a vivência do que é ser uma mulher.
Oficina: Tap aqui (30/07) – Ministrante: Flávia Espinosa
Ministrada por Flávia Espinosa, bacharelanda em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba, a oficina TAP AQUI tem como principal objetivo aproximar a técnica básica do sapateado americano para todos aqueles que nunca tiveram a oportunidade de aprendê-la. O sapateado proporciona o desenvolvimento da percepção musical e coordenação motora. Visto que nem todo o mundo tem sapatos com chapinhas de metais, os participantes podem usar tênis, meias ou qualquer outro sapato, pois será focado os movimentos dos pés, joelhos e tronco.
Oficina: Corpo Expandido (06/08) – Ministrante: Melquisedec Abrantes
O ator/performer Melquisedec Abrantes bacharelando no curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba ministra a oficina Corpo Expandido que tem como principal objetivo experimentar a criação cênica ou coreográfica através da relação improvisada do corpo com o espaço, coisas ou objetos. Entendendo corpo de forma expandida, é através da relação improvisada que a oficina propõe uma busca por caminhos expandidos de autonomia no processo de criação artística.
Oficina: Corpoesia (13/08) – Ministrante: Andreza Rodrigues
Oficina de dança, ministrada pela bailarina Andreza Rodrigues, licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba, que trabalha com as possibilidades da poesia e do movimento, propondo experimentações em composição a partir das escritas poéticas, explorando a liberdade de criação em diálogo com vivências pessoais.
Larissa Maia