O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Professor Pedro Nunes Filho representa UFPB no prêmio INTERCOM – Luiz Beltrão 2020

Em reconhecimento pela exemplar carreira acadêmica, o pesquisador foi indicado na categoria Maturidade Acadêmica

Recomendado pela Universidade Federal da Paraíba e por vinte e três outras instâncias acadêmicas, o docente Pedro Nunes Filho foi indicado à categoria Maturidade Acadêmica do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2020. Em seus mais de 40 anos de contribuição acadêmica, o Profº Dr. Pedro Nunes é reconhecido nacional e internacionalmente por sua competência, articulação com centros de pesquisa, produções artísticas e intelectuais em áreas das Ciências da Comunicação, Semiótica e Cinema e Audiovisual. O grande diferencial de sua vida acadêmica foi a construção de um perfil híbrido, teórico-aplicado, que conjuga reflexões avançadas, fruto da adoção de metodologias inovadoras e realização de vídeos, filmes, projetos multimídia, iniciativas itinerantes, mostras audiovisuais, propostas colaborativas dentre outras. Por sua atuação marcante na UFPB e articulações com universidades brasileiras e estrangeiras, a UFPB aprovou o título de Professor Emérito, honraria mais importante outorgada a um professor da Casa.
Atuante como professor titular no Departamento de Comunicação da UFPB, o candidato ao Prêmio INTERCOM – Maturidade Acadêmica, coleciona em seu extenso currículo formação e vivência acadêmica em universidades como a PUC -SP, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Federal de Alagoas e Universidad Autónoma de Barcelona – onde concluiu o seu Pós-doutorado em Comunicação Digital e atuou como professor convidado, dentre outras. Tem na sua carreira acadêmica 16 livros ( +2 no prelo), autorais e coletâneas, que mobilizaram pesquisadores nacionais e estrangeiros. Destaque para dois livros autorais – (2019) “As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico” (1996) – e duas coletâneas: o livro-dossiê “IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil” (2019) e “AUDIOVISUALIDADES, Desejo & Sexualidades: olhares transversais” ( 2012).
Na carta de recomendação produzida pela Reitoria da UFPB, a reitora Margareth Diniz, acentua as qualificações do candidato ao Prêmio INTERCOM – Maturidade Acadêmica: “O professor dispõe de uma vasta produção intelectual nas áreas de comunicação, jornalismo, semiótica, cinema e audiovisual em forma de livros autorais, coletâneas, artigos científicos e produção audiovisual”. Ressalte-se, ainda, 17 produções no campo do audiovisual que recebem a sua assinatura destacando-se o filme “Closes” (1982), o vídeo experimental “Cortejo de Vida” (1992), a série de interprogramas “Grafite: Visualidades Urbanas” (2008) e dois documentários didáticos (longas-metragens) “Escola sem PREconceitos” e “Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade”(2015), realizados com o apoio do Ministério da Educação do Brasil.
Pedro Nunes, com seu fôlego acadêmico projetivo, atuou como idealizador e coordenador da Mostra de Cinema Independente (na fase final da Ditadura Militar) e foi responsável por cinco edições da Mostra Matizes da Sexualidade conjugada com Simpósios internacionais, palestras, comunicações e produções bibliográficas. Foi, ainda, o responsável pela criação e estruturação da Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. Destacou-se por seu envolvimento em projetos de extensão com ampla inserção social a exemplo de “Presença da UFAL em Penedinho” (4 anos), “Ações de educomunicação ambiental no manguezal de Bayeux _(Presença da UFPB em Bayeux | 02 anos )” além de ser o criador e presidente do Projeto Xiquexique , Organização Não Governamental em Catolé do Rocha, tendo projetos aprovados pelo Ministério da Cultura do Brasil e financiamentos internacionais da ONG Word Vision ( Austrália e Canadá), com o desenvolvimento, por 17 anos, de ações socioeducativas relacionadas com a cidadania, cultura, meio ambiente, direitos humanos e comunicação Comunitária, nas zonas rural e urbana do município de Catolé do Rocha – Paraíba.
O professor Pedro Nunes Filho tornou-se um hábil interlocutor para UFPB e UFAL face o seu trânsito e reconhecimento por parte de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Liderou projetos conjugando, pesquisa e extensão, ensino e pesquisa e ensino e extensão sempre mobilizando um quantitativo significativo de discentes e docentes. Notabilizou-se pelo seu rigor acadêmico, criticidade, capacidade de mobilização, desenvolvimento de projetos transdiciplinares em rede, conduta ética junto aos seus pares, atitudes colaborativas e afetuosidade.
Além de sua respeitável carreira acadêmica, o referido docente é reconhecido pelo bom relacionamento com outros profissionais, servidores e alunos, como pode ser destacado na fala do Reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo: “Professor generoso, pesquisador competente, líder capaz e artista honorário, o Prof. Pedro Nunes Filho é do BEM, cativa seus estudantes e colegas, deixando sua marca por onde passa”!
Isso é o que também enfatiza o Professor Danilo Silva Barata – Diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: “Acreditamos que o protagonismo e liderança do professor foram um farol nas pesquisas no campo da comunicação, especialmente referenciada nos 16 livros publicados pelo professor e nos inúmeros artigos e capítulos de livros que nortearam os estudos e pesquisas em todo território nacional”.
A RECOMENDAÇÃO do Prof. Pedro Nunes Filho ao Prêmio INTERCOM 2020 – Maturidade Acadêmica foi encampada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB e pelo Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora, Faculdade de Comunicação da UnB e, prontamente abraçada com manifestações, por escrito, encaminhadas pela Associação Internacional de Semiótica e Comunicação – CISECO, Associação Parabana de Cinema – APC, Reitores da UFPB e UFAL, três Programas de Pós-Graduação em Comunicação (UFRN, UFMA e UFPB), Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Extensão (UFPB e UFAL), Direções de Centro (UFPB, UFAL, UFRB), Chefias de Departamento (UFRN, UFPB, UFS), TV Universitária (UFRN), Grupos e Núcleos de Pesquisa ( UNB, UFRB, UEPB, UFSCAr) e Periódicos Acadêmicos (UFSCAr , UFPB).
O prêmio Luiz Beltrão, concedido pela INTERCOM, foi criado como forma de reconhecimento a pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. Este ano será a 23ª edição do prêmio, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será organizado pela Universidade Federal da Bahia, de 01 a 10 de dezembro, em formato virtual, devido à pandemia do Covid-19. Esta será a primeira vez na história que o congresso acontecerá integralmente em formato virtual, tendo em vista a inviabilidade da reunião presencial que habitualmente acolhe milhares pesquisadores, estudantes e convidados do Brasil e exterior.

O currículo completo do professor Pedro Nunes Filho
pode ser encontrado na página do Lattes, no endereço:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783241E7

Parte significativa de sua produção intelectual
e trajetória acadêmica de Pedro Nuens Filho pode
ser localizada em:
https://pedronunesfilho.wordpress.com/

Assessoria de Jornalismo – PPJ -UFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *