Foto: Reprodução/Divulgação
O encerramento da agenda do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB homenageia a cantora e compositora paraibana Cátia de França através da live: ‘Tributo a Cátia de França – por uma UFPB Antirracista, Afrofeminista e Cultural’, que acontece nesta sexta-feira (31), a partir das 19h, no @mulheresufpb.
O evento apresentado pela musicista Tânia Neiva contará com a presença das cantoras e compositoras Lucy Alves, Sandra Belê e Maria Juliana, além da violoncelista Ágata Christie e da própria homenageada, Cátia de França.
Cátia de França, desde criança se familiarizou com instrumentos como piano, sanfona e violão, flauta e percussão em João Pessoa. Foi professora de música, participou de festivais na Paraíba e em outros estados do Nordeste, e viajou pela Europa com um grupo folclórico. Antes do movimento LGBTQ ganhar evidência, ela assumiu sua homossexualidade.
Dentre seus trabalhos, Cátia lançou: Feliz demais (1986), Avatar (1996) e Hóspede da natureza (2016). A artista escreveu os livros Zumbi em cordel, Falando da natureza naturalmente e Manual da sobrevivência. Aos 72 anos, a artista criou um centro cultural em São Pedro da Serra, região rural Distrito de Nova Friburgo (RJ) onde dá continuidade ao seu trabalho artístico.
Colaboração voluntária:
Banco do Brasil
Ag: 1544-x
C/c: 20.844-2
CPF: 235.625.178-23
Dina Azeiteiro
Israela Ramos